Porsche de Marcel/Max/Nonô termina em segundo lugar nos 500 km de Interlagos
Dois pneus furados impediram a Porsche de vencer pela sexta vez os 500 Quilômetros de Interlagos. O 911 GT3 RSR pilotado pelo trio Marcel Visconde/Max Wilson/Nonô Figueiredo terminou em segundo lugar depois de liderar as primeiras voltas da prova e de fazer uma recuperação espetacular para voltar à liderança no estágio final da corrida. A vitória ficou com a dupla Francisco Longo/Daniel Serra, com Ferrari F430 GT3.
As primeiras voltas tiveram uma intensa disputa entre a Ferrari e o Porsche. Daniel Serra, Max Wilson e Ricardo Rosset (este, com Ford GT) ultrapassaram o protótipo MRX-Audi Turbo de Juliano Moro/Christian Castro, que largou na pole position, logo na primeira volta. Serra e Max duelaram pela liderança até a nova volta, quando Max ultrapassou Serra na entrada da curva da Junção. Dez voltas depois, Max teve o pneu traseiro direito furado e parou no box, caindo para o terceiro lugar, atrás da Ferrari de Longo/Serra e do Ford GT de Walter Salles/Ricardo Rosset/Clemente Lunardi.
O Porsche voltou à pista e se aproximou dos líderes à média de dois segundos por volta – progressão que seria interrompida na 38ª volta, quando o pneu traseiro direito furou mais uma vez. Após 46 voltas, o Ford GT abandonou com problemas no motor e o Porsche reassumiu a liderança seis voltas depois. Com duas horas de prova, Max cedeu o volante do Porsche a Marcel Visconde.
Na 91ª das 117 voltas previstas, a vitória parecia certa para o Porsche. A Ferrari de Longo/Serra teve um pneu furado e ficou mais de um minuto atrás do Porsche. Na volta 93, Marcel passou o Porsche para Nonô Figueiredo, escalado para terminar a corrida. Uma volta depois, a direção de prova acionou safety car devido a um acidente com o Aldee-VW de Alexandre Zaninotto/Christian Casal del Rey na Descida do Lago. Na relargada, Serra se reaproximou do Porsche e conseguiu a ultrapassagem a 11 voltas do final. Nonô se manteve próximo.
As últimas voltas prometiam muita disputa, mas o final da prova foi antecipado de forma inesperada. A três voltas do final, Nonô tomou o traçado interno da curva da Junção para ultrapassar um retardatário, o protótipo Spyder-VW pilotado por Claudemir Barros. Sem visão do Porsche, Claudemir colidiu com Nonô, atingindo-o na roda traseira direita. Nonô levou o carro ao box, mas o Spyder bateu no muro e voltou para a pista, sendo atingido pela Ferrari F430 Challenge de Pedro Queirolo/Marcello Sant’Anna. A prova foi interrompida com bandeira vermelha e considerada encerrada. Conforme determina o regulamento, foi considerado o resultado da volta anterior ao acidente, a 113ª.
Dener Pires, diretor esportivo da Stuttgart Sportcar/Dener Motorsport, lamentou os incidentes que impediram a equipe de celebrar mais uma vitória nos 500 Km, mas ressaltou o rendimento do Porsche e a atuação de Max, Marcel e Nonô. “Foi uma grande corrida, com muitas disputas. Nosso carro andou bem e os pilotos tiveram uma grande atuação. Só faltou mesmo o primeiro lugar”.
Outro Porsche, um 911 GT3 Cup pilotado por Guilherme Figueirôa/Pedro Gomes, teve atuação destacada durante a corrida e terminou em quinto lugar. O terceiro Porsche inscrito, que seria pilotado por Ricardo Baptista/Tom Valle, não largou devido a um princípio de incêndio ocorrido durante o treino de aquecimento para a corrida.
Resultado final dos 500 Km de Interlagos (12 primeiros colocados)
1) 1-Francisco Longo/Daniel Serra, Ferrari F430 GT3 (categoria 1), 113 voltas em 3h12:31.930, média de 151,741 km/h
2) 911-Marcel Visconde/Max Wilson/Nonô Figueiredo, Porsche 911 GT3 RSR (cat. 1), a 2.477
3) 5-Eduardo de Souza Ramos/Leandro de Almeida/Guilherme Spinelli, Ford GT (cat. 1), a 5 voltas
4) 21-Valter Rossete/Norberto Gresse, Maserati Light (cat. 1), a 6 voltas
5) 09-Guilherme Figueirôa/Pedro Gomes, Porsche 911 GT3 Cup (cat. 1), a 7 voltas
6) 13-Pedro Queirolo/Marcello Sant’Anna, Ferrari F430 Challenge (cat. 1), a 8 voltas
7) 20-Lorenzo Varassin/Paulo Varassin, OCR-VW (cat. 3), a 8 voltas
8) 11-Osvaldo Ferreira/Aloísio Moreira, Spyder-VW (cat. 3), a 10 voltas
9) 105-Vanuê Faria/Leonardo Vital, Maserati Trofeo (cat. 1), a 10 voltas
10) 70-Henry Visconde/Ricardo Landi/Fábio Sotto Mayor, BMW M3 (cat. 2), a 15 voltas
11) 22-Uberto Molo/Anderson Faria/Istvan Minach, Ferrari 360 (cat. 1), a 15 voltas
12) 15-Tiel Andrade/Ricardo Landi, Volvo C30 (cat. 4), a 24 voltas
FOTOS: Porsche 911 GT3 RSR (número 911) de Marcel Visconde/Max Wilson/Nonô Figueiredo em disputa com a Ferrari de Francisco Longo/Daniel Serra. Crédito: Bruno Terena/divulgação Porsche.