Maratona: Eduardo Menossi e Leonardo Sanchez encaram quatro corridas no fim de semana
A abertura da temporada de 2021 da Porsche XP Private Cup traz um desafio extra para Eduardo Menossi e Leonardo Sanchez.
Eles irão participar das quatro corridas programadas para o fim de semana no Velocitta, duas delas em cada categoria.
O último competidor a enfrentar um desafio duplo foi Eloi Khouri, em 2017. Na ocasião ele acelerou nas duas categorias (à época Cup e Challenge) em uma etapa preliminar de Fórmula 1 em Interlagos.
Na época que Khouri participou das duas categorias, a principal diferença entre os carros era no câmbio. O carro da Cup era da mesma geração dos atuais modelos da GT3 Cup, o “991/1”, equipado com paddle shift. Já o carro da Challenge era o “997/2”, que contava com alavanca de marchas.
Para o piloto Movida, participar de duas categorias diferentes em dois carros completamente diferentes foi algo único, que ele define como uma experiência marcante em sua vida.
“Correr em todas as corridas daquele final de semana foi algo diferente. Os carros eram muito diferentes, o Cup muito potente e gostoso de dirigir, já o Challenge era mais desafiador e eu tinha mais costume com ele. Mas dentro da pista o piloto tira proveito. Falando por mim, a cada largada eu sentia que estava ainda mais aquecido e preparado, pois já estava com a adrenalina alta. Nas primeiras voltas sofri um pouco, porém me acostumei. Foi muito legal, especialmente correr em cada categoria defendendo um patrocinador diferente” disse Khouri sobre a experiência que viveu naquela temporada. Em 2021 ele retorna ao grid com o carro #21, competindo a Carrera Cup.
A exemplo do Khouri, Eduardo Menossi e Leonardo Sanchez vão acelerar no Velocitta nas duas categorias.
Diferente de 2017, hoje em dia todos os carros têm câmbios iguais. A diferença além da potência dos motores é nos freios. Na Carrera Cup, os carros apresentam freios ABS e na 3.8 não contam com essa tecnologia.
Menossi, que correu a temporada de 2020 toda nos carros da GT3 Cup aceitou o desafio proposto por Dener Pires por dois fatores. A adaptação ao carro 4.0 que guiará na Endurance Series e já se adiantando ao regulamento de 2022 que trará para a Porsche Cup os novíssimos 992 da montadora alemã.
“Me adaptei rápido ao carro da 4.0, consegui virar bons tempos. Na 3.8 eu já acelerei a temporada todo ano passado, então consigo andar muito bem nesse carro. O traçado do Velocitta é melhor para os carros da Carrera Cup, a principal dificuldade vai ser virar a chavinha em relação ao freio.”
Já para Leonardo Sanchez, que venceu corridas e campeonatos com os carros 3.8, na Endurance Series, o calor no interior paulista é um ponto de atenção. Ele destacou a importância de se manter hidratado durante toda a etapa, para conseguir o melhor desempenho.
Átila Abreu, coach do competidor do carro #15 e seu parceiro nas provas de longa duração da Porsche XP Private Cup, apontou que o principal desafio vai ser entender a relação com o pedal de freio, pois o modo de utilizá-los é completamente diferente entre os dois carros, precisando ser mais suave nos 3.8 e mais potente nos 4.0.
Átila teve a oportunidade de andar pela primeira vez no carro da Carrera Cup no treino opcional, para entender como iria ajudar ao piloto regular do grid a acelerar sua adaptação.
“Nunca havia andado no 4.0, foi um desafio novo para mim também. Precisei fazer algumas saídas para a pista com intuito de entender o máximo do carro para passar as informações necessárias para o Léo. A grande diferença que ele vai sentir é na frenagem e entender os pontos e momentos de utilizar o freio. No GT3 você não pode apertar o pedal com a intensidade do 4.0, se não você vai bloquear rodas e comprometer os pneus, já no contrário, se você frear com a intensidade do 3.8 na Carrera Cup, você vai perder o ponto da freada e frações de segundo preciosas dentro de uma corrida.”
Os dois pilotos se preparam para as duas primeiras corridas no sábado e correm contra o relógio para preparar o melhor acerto em dois carros diferentes antes das classificatórias.