Urubatan Jr. e Nelson Marcondes estreiam a temporada 2020 com pé direito
A temporada que celebra os 15 anos da Porsche Cup foi aberta em Interlagos mostrando equilíbrio de ponta a ponta, com direito a dois vencedores inéditos.
Na GT3 Cup, categoria que compete com os carros de motor 3.8 litros, o evento conheceu dois novos vencedores depois de pegas fantásticos durante as duas provas. Urubatan Junior prevaleceu com o carro #1 na bateria de abertura do evento. E Nelson Marcondes conquistou a vitória na corrida 2, tanto no geral quanto na classe de entrada (Sport). Foi a corrida mais movimentada do dia, com cinco concorrentes brigando pelo troféu de primeiro lugar durante a volta final.
Em atenção às recomendações das autoridades municipais e do Estado de SP no sentido de prevenir a disseminação do coronavírus, excepcionalmente, a etapa de Interlagos foi realizada com portões fechados e restrição à entrada de convidados. A próxima reunião da Porsche Cup está marcada para Goiânia nos dias 17 e 18 de abril, mas a organização monitora a evolução da pandemia global e seus efeitos para, em conjunto com as autoridades locais, determinar a realização da etapa.
As corridas
Corrida 1
Lucas Salles manteve a liderança após a largada à frente de Horta, e Urnhani chegou a subir para terceiro mas saiu da pista e ficou mesmo em quinto – Reischl caiu para décimo. Ainda na primeira volta, Salles deu uma espalhada no Pinheirinho, e Horta, com experiência, assumiu a liderança por fora no “S”. Quem encostou nessa briga foi Nelson Monteiro.
Enquanto Horta começou a abrir, uma disputa tripla pelo segundo lugar agitava a corrida. Mas na Descida do Lago, Monteiro e Urubatan tiveram um contato e sobrou para Salles, que rodou e ficou ao contrário.
Com dez minutos de corrida, Urubatan encostou em Horta, e a briga pelo primeiro lugar esquentou. Na abertura da volta seguinte, Horta travou os pneus no “S” do Senna, deu uma espalhada, e Urubatan tentou dar o bote, mas não conseguiu. Urnhani aproveitou a briga para encostar nos dois.
Na volta 7, houve um contato entre Leo Sanchez e André Gaidzinski no Pinheirinho, o que obrigou o safety car a entrar na pista. Ao mesmo tempo, Alcaraz rodou na Junção, e, ao tentar desviar, acabou rodando e batendo na proteção de pneus.
Na relargada, faltando 14 minutos, Horta manteve a liderança à frente de Urubatan. Darwich continuou atacando e pegou a terceira colocação na Curva do Sol ao passar Urnhani, que também perdeu posição para Marcondes.
A dez minutos do fim, Urubatan mergulhou na Descida do Lago e passou Horta para assumir a ponta. Em terceiro no geral e na liderança da Sport, Darwich já estava quase três segundos atrás, liderando um trem com Marcondes, Billi e Feffer.
Com ótimo ritmo, Urubatan começou a abrir na liderança e fez por duas vezes seguidas a melhor volta, a mais rápida em 1m39s770. Mais atrás, Billi atacava Marcondes na disputa pelo quarto lugar, e Feffer ficava na espreita à espera do que poderia acontecer. Já Darwich tentava encostar em Horta.
Billi finalmente subiu para quarto, e Marcondes passou a receber os ataques de Feffer. Na penúltima volta, Darwich atacou Horta no “S” do Senna mas os dois travaram os pneus, e as posições foram mantidas.
Sem ser incomodado, Urubatan cruzou a linha de chegada para vencer pela primeira vez na GT3 Cup, e Ayman conseguiu a ultrapassagem na saída da Junção na última volta para ganhar na Sport e ficar em segundo no geral, 0s125 à frente de Horta. Billi e Marcondes fecharam o top5 no geral. Além de Darwich e Marcondes, Totaro, Menossi e Kim fecharam o pódio da classe Sport.
Corrida 2
Com o grid invertido entre os seis primeiros da prova anterior, Feffer manteve a liderança após a largada, seguido por Marcondes e Horta. Reischl saiu da pista no “S” do Senna após um contato mas voltou ao traçado, embora no fim do pelotão.
Na segunda volta, Marcondes ficou lento no Mergulho e foi ultrapassado por Horta. Mais atrás, Billi, Darwich e Urubatan completavam um trenzinho do segundo ao sexto lugar, já que Feffer seguia líder.
Na quarta passagem, Sanchez rodou na Junção quando tentava ultrapassar Alcaraz, mas conseguiu voltar à pista. Logo depois, Billi assumiu o terceiro lugar depois que Horta deu uma escapada na segunda perna do “S” do Senna. Horta passou a ser pressionado por Darwich e Urubatan.
Faltando 15 minutos, um contato entre Horta e Urubatan, terceiro e primeiro colocados na corrida 1, causou o abandono de ambos e a entrada do safety car. Na relargada, a oito minutos do fim, a única mudança foi a ultrapassagem de Alcaraz sobre Urnhani.
Na décima volta, Reischl se envolveu num outro contato com Frangulis, e ficou ao contrário na Descida do Lago após rodar. Não houve necessidade de safety car, e Feffer seguiu na ponta, enquanto Darwich começou a perder posições, o que levou Monteiro e Salles ao top 5.
Nas voltas finais, Marcondes começou a pressionar Feffer, que chegou a dar uma travada de pneus no Bico de Pato. Essa briga permitiu a Billi, Monteiro e Salles se aproximarem deles – todos ficaram separados por apenas dois segundos. Na Sport, Totaro era o segundo à frente de Sanchez e Alcaraz.
Na última volta, Marcondes deu o bote certeiro e asssumiu a liderança com uma ultrapassagem sobre Feffer na Descida do Lago. Logo atrás, Monteiro e Salles também passaram por Billi na volta final.
Dessa foma, Marcondes conquistou sua primeira vitória no geral, além de ter vencido também na Sport, com Feffer, Monteiro, Salles e Billi completando o top5. Na classe Sport Totaro, Sanchez, Menossi e Ho Kim fecharam o pódio atrás de Marcondes.
O que eles disseram:
“Sentimentos antagônicos para este final de semana, mas um aprendizado. Tive um desempenho parecido nas duas corridas, em uma sai com a vitória e na outra, infelizmente, com o acidente. “
Urubatan Jr
“Na primeira corrida, a intenção era ganhar na Sport e ficar entre os cinco primeiros no geral. A Sport não encaixou, mas fiquei entre os cinco primeiros. Na segunda corrida, a intenção era ganhar a Sport, e saiu muito melhor do que a encomenda. Andei atrás do Zeca a corrida inteira, não o deixei abrir, sabia que no fim os pneus iriam ficar piores para todo mundo. Ele começou a frear um pouco antes e senti que dava para mergulhar. Meu engenheiro disse que era a última volta e falei agora ou nunca. Encaixou certinho, sem encostar nele, superlimpo. Faltava meia volta para terminar e rezei para acabar logo!”
Nelson Marcondes
“A primeira corrida não foi tão boa para mim, acabei me envolvendo em um acidente com o Salles e com o Urubatan. Depois disso o carro não ficou muito legal, o volante ficou torto e eu não consegui tirar a mesma performance que vinha tirando antes. Tentei recuperar, mas acabei rodando e perdendo algumas curvas. A corrida 1 foi para esquecer.
A corrida 2 larguei em 12º e viemos galgando, escalando. A corrida ficou muito aberta entre os 5 primeiros, estávamos muito próximos. Qualquer errinho para aproveitar e passar. O Billi na saída do Lago abriu um pouco e consegui passar por dentro para chegar em terceiro. Feliz com a posição e com a escalada das posições.”
Nelson Monteiro
“Minha vontade é ser combativo em toda corrida, ir pra cima. na primeira corrida foi bem, num enrosco com o Urubatan meu carro ficou um pouco danificado e o rendimento caiu bastante. já na segunda corrida estava bem também, mas tomei um toque por trás e fim de corrida. O campeonato vai ser muito bom, vamos para frente.”
Chico Horta
“Não tenho do que reclamar. Depois da posição que saímos ontem, o Wander e o Carrapo fizeram um trabalho emocional comigo muito forte para ficar em cima o final de semana inteiro, e funcionou. Conseguimos ficar entre os 6 melhores na primeira, já na segunda foi uma pena ter perdido na última volta, mas não posso reclamar. Estou muito feliz. Agora é continuar trabalhando.”
Zeca Feffer
“Muito bom para a primeira corrida, os ajustes no carro foram positivos, deram mais confiança. saio um pouco frustrado dessa última prova, estava tentando disputar, mas acabei levando a pior. Tentei ultrapassar por fora na última volta, mas acabei sendo ultrapassado. No geral foi uma boa corrida, agora é ir com tudo pro campeonato.”
Marco Billi
Resultados
Corrida 1
1. Urubatan Junior 31:56s545
2. Ayman Darwirch* +8s720
3. Francisco Horta +8s845
4. Marco Billi +11s499
5. Nelson Marcondes* +13s092
6. Zeca Feffer +13s301
7. Paulo Totaro* +18s408
8. Eduardo Menossi* +18s765
9. Ramon Alcaraz +22s446
10. SangHo Kim* +26s966
11. Georgios Frangulis +27s989
12. Nelson Monteiro +28s072
13. Lucas Salles +50s531
14. Cesar Urnhani DNF +9 voltas
15. Cristian Mohr DNF +10 voltas
16. André Gaidzinski* DNF +12 voltas
17. Guilherme Reischl DNF +13 voltas
18. Leo Sanchez DNF +13 voltas
(*) Sport
Corrida 2
1. Nelson Marcondes* 27:59s785
2. Zeca Feffer +0s424
3. Nelson Monteiro +1s517
4. Lucas Salles +2s332
5. Marco Billi +2s449
6. Paulo Totaro* +11s193
7. Ramon Alcaraz +13s426
8. Leo Sanchez DNF +14s659
9. Eduardo Menossi* +15s537
10. SangHo Kim* +16s803
11. Guilherme Reischl 24s162
12. André Gaidzinski* 39s636
13. Cesar Urnhani DNF 1:01s530
14. Ayman Darwirch* + 4 voltas
15. Georgios Frangulis DNF +5 voltas
16. Francisco Horta DNF +10 voltas
17. Urubatan Junior DNF +10 voltas
18. Cristian Mohr DNF +13 voltas
(*) Sport
Classificação
GT3 Cup – Geral
1. Nelson Marcondes 34
2. Zeca Feffer 30
3. Marco Billi 28
4. Urubatan Jr 22
5. Ayman Darwich 22
6. Nelson Monteiro 21
7. Paulo Totaro 20
8.Francisco Horta 18
Lucas Salles 18
10.Ramon Alcaraz 17
11. Eduardo Menossi 16
12. SangHo Kim 13
13. Leonardo Sanchez 8
14. Georgios Frangulis 6
15. Guilherme Reischl 5
16. André Gaidzinski 4
17. Cesar Urnhani 3
18. Cristian Mohr 0
Subdivisão Sport
1. Nelson Marcondes 20
2. Paulo Totaro 16
3. Ayman Darwich 14
4. Eduardo Menossi 12
5. SangHo Kim 10
6. Leonardo Sanchez 9
7. André Gaidzinski 7
8. Georgios Frangulis 5