Porsche Cup: Vitória nos 500 km fica com Lara e Piquet Jr; título de Endurance acaba com Feldmann
Nelsinho vence na geral e na Sport, além de conquistar seu primeiro título no Brasil desde a época do kart
A temporada 2020 da Porsche Cup teve seu capítulo final traçado em grande estilo na corrida de 500 km em Interlagos.
Depois de mais de uma centena de voltas, Lucas di Grassi saiu dos pits e, por questão de centímetros como se fosse uma corrida de sprint, viu o carro de Nelson Piquet Jr contornar a curva do Lago à sua frente.
Na bandeirada, triunfou o Porsche #3, de Fran Lara e Piquet. Foi a primeira vitória dos dois pilotos no geral.
O título de Endurance geral coube a Alceu Feldmann, que dividiu o carro com Thiago Camilo e recebeu a bandeirada em terceiro lugar.
Vice-campeão de Endurance no geral, Nelson Piquet Jr acabou com o título na classe Sport.
Curiosamente, foi o primeiro campeonato brasileiro conquistado pelo ex-F1 correndo de carro na carreira –ele tinha títulos no Sul-Americano de F3, F3 Britânica, FIA Fórmula E, mas conquistas de Brasileiro apenas no kartismo.
A jornada de 500 km determinou também os quatro vencedores dos títulos Overall, apurados pelo somatório entre os pontos válidos do campeonato de Sprint (após descartes) e os pontos de Endurance.
Destaque da reta final da temporada, com vitórias em Sprint e Endurance, Pedro Aguiar foi o grande campeão do ano na Carrera Cup. Rodrigo Mello levantou a taça na classe Carrera Cup Sport, por apenas dois pontos de vantagem sobre Fran Lara.
Porsche Cup 2020 – Galeria de Campeões
Carrera Cup
Sprint: Miguel Paludo
Endurance: Alceu Feldmann
Overall: Pedro Aguiar
Carrera Cup Sport
Sprint: Rodrigo Mello
Endurance: Nelson Piquet Jr
Overall Sport: Rodrigo Mello
A corrida
Na largada para a corrida de 117 voltas, Gabriel Casagrande ultrapassou Paludo, enquanto Werner Neugebauer veio em terceiro.
Aguiar era o quarto, depois de dividir o “S” do Senna com Lico Kaesemodel.
Depois da acomodação do pelotão com duas voltas percorridas, Casagrande liderava seguido por Paludo, Neugebauer, que havia avançado duas posições em relação à posição de largada, Aguiar e Luca Seripieri.
Depois de 15 minutos, Casagrande tinha 6.774s de vantagem sobre Paludo, com Jimenez em terceiro, Neugebauer em quarto e Piquet, com uma boa escalada, em quinto.
Com 27 minutos de corrida, alguns carros já iniciavam o ciclo das paradas obrigatórias, casos dos carros #32 de Renan Pizii e de Marcelo Franco no #0.
No topo do pelotão, faltando 100 voltas para a bandeirada, Casagrande já tinha 9.9s sobre Paludo, e este quase 5.0s sobre Jimenez, com Piquet em quarto e Neugebauer em quinto.
Casagrande trouxe para os pits depois de 22 voltas e vinha com cerca de dez segundos de vantagem para Paludo.
Este permaneceu na pista e assumiu a liderança.
Depois de 24 voltas percorridas, ou metade da distância mínima para os carros que competiam em dupla, os pits tiveram grande movimentação, com os carros de Piquet, Feldmann, Aguiar, Ricardo Baptista e Paludo entrando na mesma volta. Com 45 minutos de corrida, apenas três carros deviam o pit stop obrigatório.
Na volta 32, Ziemkiewicz tentou ultrapassar um concorrente, houve o contato entre os carros, e o #80 acabou rodando. No processo, ele perdeu posições para Dennis Dirani, Pedro Boesel, Lara e Christian Hahn, que havia assumido a máquina #8 no lugar de Neugebauer.
Com uma hora de prova percorrida e 85 voltas faltando para a bandeirada, a liderança era do carro #7 com Dennis Dirani, à frente de Pedro Boesel, Fran Lara, Christian Hahn e Rouman Ziemkiewicz.
Na 35ª volta, Rouman teve uma formidável disputa com Massa. O piloto do carro #80 foi ultrapassado, mas deu o troco numa manobra memorável.
Seis voltas depois, Di Grassi passou Ziemkiewicz, e este tentou seguir o carro #27. Mas escapou na Junção e voltou sem danos, mas perdeu tempo.
Faltando 70 voltas para a bandeirada, a maior parte dos carros já vinha para a segunda parada obrigatória – as exceções eram o #20 de Salas e #90 de Ricardo Maurício.
O destaque do segundo stint foi Di Grassi, que, quando entrou nos boxes, liderava a prova no geral.
Depois de 50 voltas percorridas, vieram lado a lado durante praticamente metade da volta Dirani e Neugebauer, e, no fim, Dennis prevaleceu sobre o representante do carro Shell. O duelo favoreceu a aproximação de Lara, piloto da classe Sport que vinha na mesma balada dos ponteiros da prova.
Na volta 52, Werner teve um furo no pneu, o que comprometeu as ambições de título para a tripulação que chegara à decisão em segundo na tabela.
O segundo e líder na Carrera era o #7 de Dirani, com Lara, Kaesemodel e Baptista a seguir.
Com isso, abriu caminho para Dirani assumir a liderança à frente de Lico, Baptista e Camilo.
Faltando 50 voltas para a bandeirada, Dirani entrou nos boxes na ponta, enquanto Baptista seguia na pista à frente de Franco e Kaesemodel.
Com 2h20 de prova e 75 voltas completadas, Massa passou Hellmeister pela quarta posição no geral e terceira na Carrera Cup. O primeiro era Müller, mas devia um pit stop em relação aos concorrentes. Nessa mesma volta, Maurício fez formidável ultrapassagem sobre Boesel e Di Grassi no S do Senna.
Na volta 81, o carro #8, com Neugebauer, escapou no fim da reta oposta e ficou na brita.
Com o safety car acionado, praticamente todos os carros entraram no pit, para não perder tempo atrás do safety e realizar uma das paradas obrigatórias de seis minutos. O time de estratégia do carro #3 foi preciso, chamando Piquet rapidamente para os pits.
A ordem dos cinco primeiros era Massa, Salas, Camilo, Di Grassi e Bueno.
Entre os que aproveitaram o safety car para fazer o serviço de pit, o primeiro era o carro #3 de Lara, terceiro no geral.
Fran Lara se manteve em segundo uma volta à frente de Kaesemodel e Di Grassi.
Na marca de três horas de corrida, faltando 24 voltas para a bandeirada, as tripulações que ocupavam os três primeiros lugares tinham ex-pilotos de F1: Lara era o primeiro, seguido por Di Grassi, e este tinha um segundo de vantagem sobre Lico, no carro #91. Aguiar era o quarto, e em quinto estava Franco.
Faltando 20 voltas, com 3h04 de prova, Lara ainda liderava cumprindo sua 48ª volta e assim percorrendo a distância mínima necessária para cumprir o regulamento.
Camilo já tinha as cinco paradas realizadas e vinha com o melhor ritmo da pista àquela altura. Di Grassi, segundo na pista, vinha reduzindo a margem do carro #3.
Mas ainda devia uma parada, bem como o carro de Kaesemodel.
Depois de cem voltas, a liderança era de Lucas di Grassi, ainda com quatro paradas.
Ele tentava ampliar vantagem para sair dos pits em primeiro depois do último serviço obrigatório de box.
A maioria dos outros concorrentes ou já havia feito a quinta parada ou estava nos pits, caso de Kaesemodel e dos carros #3, #20, #100 e #0.
A 15 voltas do fim, Di Grassi saiu dos pits, e Piquet passou centímetros à frente, numa corrida de Sprint entre os dois pioneiros do Brasil na Fórmula E pela vitória nos 500 km de Porsche.
Camilo vinha logo atrás com o carro #100.
Com 3h30, faltando nove voltas, Piquet livrava mais de dois segundos de Lucas.
Camilo vinha tranquilo em terceiro, enquanto o duelo pelo quarto lugar era intenso entre Massa e Salas, com este prevalecendo no S do Senna.
Piquet trouxe com tranquilidade o carro para a vitória e, no processo, conquistou o título na classe Carrera Cup Sport, além de ter alcançado a primeira vitória na categoria, tanto para ele quanto para Fran Lara.
Di Grassi foi o segundo, à frente de Camilo, Salas e Massa.
O que eles disseram:
“Foi positivo, estávamos com bastante chance também na Sprint mas aconteceram algumas coisas como furo de pneu, batidas e fomos abençoados na Endurance com o título e ainda depois de tanta coisa errada hoje ainda ficamos em terceiro.
O Thiago Camilo voa na pista, muito feliz pelo título na Porsche e ainda mais ao lado do Thiago.”
Alceu Feldmann
“Essa temporada foi muito boa, tive problemas só na primeira etapa, mas consegui me recuperar bem.
Foi uma temporada consistente no geral. Consegui bons resultados na endurance e bons resultados na Sprint.
Estou muito grato com essa temporada e com esse título overall.”
Pedro Aguiar
“Estou muito feliz, essa vitória estava batendo na trave há alguns anos, já tinha ficado em segundo com o Alan Hellmeister mas foi muito bom vencer pela primeira vez em disputa com pilotos tão bons.
Foi uma corrida disputada até as últimas voltas, foram 500 Km e uma diferença de dois ou três segundos apenas.
Gostaria de agradecer a organização, equipe, patrocinadores o Fran. É sempre bom terminar o ano assim.”
Nelson Piquet Jr.
“Não podia ser uma corrida melhor.
Nosso ritmo de corrida foi muito bom durante todo o final de semana.
Os mecânicos e nosso engenheiro estavam completamente em sintonia com a gente, só tenho a agradecer pelo resultado.”
Fran Lara
“Minha centésima corrida na Porsche Cup, só por isso ela já seria especial para mim. Sonhava em fazer uma ou duas e atingi a marca centenária. A corrida foi muito boa para nós, estávamos na disputa pela vitória na classe e pódio na geral. O safety car acabou nos prejudicando um pouco. Mas, perder a corrida para o Nelsinho Piquet não é pouca coisa. Ainda acabo a temporada como campeão Overall da Carrera Cup Sport, não tenho nem palavras para descrever a sensação de vencer esse título, foi uma temporada de muita superação”
Rodrigo Mello
“Foi muito bacana, estou muito feliz de estar na categoria como a Porsche que tem esse formato muito bacana de poder dividir o carro com outros pilotos. Espero estar dentro nos próximos anos e estou muito feliz em ser competitivo e ajudar o Alceu a conquistar o título.”
Thiago Camilo
“Foi bem legal! Apesar de serem corridas de Endurance, pareciam corridas de Sprint. As diferenças eram mínimas nas classificações e nas corridas, muitas disputas o tempo inteiro, com Paludoe Dirani, com o outro Dirani, Mello. Brigamos com todo mundo a corrida inteira. E foram dois P2. Pena que não pontuamos em Goiânia, senão poderíamos estar brigando pelo campeonato. Mas foi uma parceria muito legal com o Marcelo, divertida, como tem de ser a Porsche, cada vez mais profissional, mas extremamente divertida. Estou feliz, foi um ano atípico, de menos relacionamento, menos contato com o público, patrocinadores, mas fechamos com chave de ouro, em segundo na nossa categoria. Vamos trabalhar para estarmos aqui de novo no ano que vem.”
Cacá Bueno
“Tivemos problemas de punição na primeira etapa da endurance que pode ter nos custado o título. Foi um ano regular para bom e não excelente como a gente esperava. Nessa última corrida priorizamos os primeiros stints contando com a chuva que não veio e deixamos o pneu usado para o final. Foi bom também andar com o Felipe e conhecer ele melhor, uma experiência bacana.”
Lico Kaesemodel
“Foi muito legal, muito divertido, o evento é espetacular e muito bem organizado. Gostaria de parabenizar o Dener pelo trabalho que ele faz aqui. Eu acho que a amizade entre os pilotos profissionais e não profissionais é muito legal, fazer uma corrida em dupla é muito interessante e me diverti muito. Pude aprender a pilotar uma coisa nova que são carros de turismo, acho que o resultado poderia ser um pouquinho melhor. Mas a experiência foi muito boa.”
Felipe Massa
“Foi uma corrida muito difícil hoje. A estratégia faz muita diferença quando os jogos de pneus são limitados, precisamos pensar bem cada hora de usar cada jogo. Corrida boa e importante terminar como vice-campeão da Endurance.”
Guilherme Salas
“Foi uma boa corrida, o Ricardo fez excelentes stints e me deixou com uma boa posição para acelerar e entrar na briga. Feliz com esse segundo lugar na Carrera Cup e feliz com a evolução do Ricardo no carro.”
Lucas Di Grassi
“Foi bem legal, ainda mais depois de largar lá do meio do pelotão. A corrida longa premia quem acerta nas estratégias e isso me deixa feliz com o resultado.”
Ricardo Baptista
Porsche Cup Endurance Series – 500 km:
Fran Lara e Nelson Piquet Jr* + 3h43m44.087
Ricardo Baptista e Lucas di Grassi + 2.312
Alceu Feldmann e Thiago Camilo + 17.327
Pedro Aguiar e Guilherme Salas + 19.200
Lico Kaesemodel e Felipe Massa +30.917
Marcelo Franco e Cacá Bueno* + 38.248
Miguel Paludo e Dennis Dirani +40.334
Rodrigo Mello, Sergio Jimenez e Pedro Boesel* +56.869
Rodolfo Toni e Danilo Dirani* +59.211
Renan Pizii e Galid Osman* -1 volta
Rouman Ziemkiewicz e Gabriel Casagrande* -1 volta
Eduardo Azevedo e Ricardo Maurício* -2 voltas
Luca Seripieri e Alan Hellmeister -7 voltas
Werner Neugebauer; Ricardo Zonta e Christian Hahn -41 voltas
*Sport
Campeonatos (Endurance):
Carrera Cup
1. Alceu Feldmann 210
2. Nelson Piquet Jr. 192
3. Pedro Aguiar 186
Guilherme Salas 186
5. Ricardo Baptista 183
6. Lico Kaesemodel 166
Felipe Massa 166
8. Lucas Di Grassi 159
9. Thiago Camilo 155
10. Fran Lara 152
11. Werner Neugebauer 142
Ricardo Zonta 142
13. Miguel Paludo 123
14. Dennis Dirani 117
15. Marcelo Franco 113
Cacá Bueno 113
17. Rodrigo Mello 111
Sergio Jimenez 111
19. Rouman Ziemkiewicz 106
20. Luca Seripieri 88
Alan Hellmeister 88
22. Eduardo Azevedo 86
Ricardo Maurício 86
24. Rodolfo Toni 79
Danilo Dirani 79
26. Gabriel Casagrande 66
27. Beto Gresse 61
28. Pedro Boesel 56
29. Renan Pizii 45
Galid Osman 45
31. Renan Guerra 29
Alexandre Auler 29
Christian Hahn 29
34. Bruno Baptista 24
Carrera Cup Sport
1. Nelson Piquet Jr. 240
2. Rodrigo Mello 170
Sergio Jimenez 170
4. Fran Lara 168
5. Marcelo Franco 160
Cacá Bueno 160
7. Rouman Ziemkiewicz 158
8. Eduardo Azevedo 112
Ricardo Maurício 112
10. Rodolfo Toni 112
Danilo Dirani 112
12. Gabriel Casagrande 86
13. Pedro Boesel 80
14. Renan Pizii 60
Galid Osman 60
15. Alexandre Auler 48
Renan Guerra 48