Porsche Cup se junta a FREMAX para conscientização sobre Maio Amarelo
Já há alguns anos o mês de maio ganhou o peso de carregar a campanha do “Maio Amarelo” sobre a conscientização e prevenção de acidentes no trânsito. Com o intuito de diminuir os acidentes fatais e lesões corporais causadas pela imprudência no volante, a campanha salienta a importância de tomar todos os cuidados ao se manter e guiar um carro.
Nas pistas não é diferente e a Porsche Cup, junto com a FREMAX, também se preocupam com o cuidado de todos os envolvidos para que os carros de competição mais produzidos do planeta acelerem da forma mais segura possível.
Antes e depois de todas as etapas é feito um procedimento de revisão de todo o sistema de freio dos carros que vão para a pista, onde todos os componentes passam por um minucioso processo de prevenção e correção.
Porém não apenas nas pistas é necessário se atentar aos cuidados com seu carro. Ronaldo Chremonezi, gerente de Engenharia de Produto FREMAX comentou sobre pontos importantes onde você deve prestar atenção, principalmente relacionado ao sistema de freios do seu carro do dia a dia.
“O carro te dá sinais de quando algo não está certo, algumas anomalias que surgem durante a utilização dos freios, também podem ser sinais de que algo está errado e que precisa ser avaliado imediatamente: ruídos agudos e estalos; vibrações ao frear; pedal muito duro ou muito baixo; atraso na resposta de frenagem, carro perdendo o traçado, se desviando da trajetória durante a frenagem.”
Porém, não só a saúde dos freios é importante em um carro de competição. Os modelos 911 GT3 Cup são conhecidos por serem um dos carros de GT mais seguros do mundo.
Muito se deve às tecnologias aplicadas na construção do carro, que ano após ano foi evoluindo e se tornando cada vez mais seguro. A gaiola de proteção interna, conhecida por Santo Antônio, também garante que o cockpit, onde o piloto está sentado seja preservado em caso de acidente.
O uso de cinto de segurança, assim como nas ruas, é obrigatório nas pistas. Na vida cotidiana os carros são equipados com cintos de três pontas, já na pista, os cintos são mais elaborados, com cinco pontas e os pilotos não conseguem colocar sozinhos, os mecânicos ficam responsáveis por “amarrar” os pilotos nos seus bancos.
As revisões e manutenção de todos os componentes, seja em seu carro ou nas pistas é fundamental para a sua segurança e de todos que estão ao redor.