Porsche Cup: Lunardi e Baptista repetem “duelo de milésimos” na primeira fila
O duelo entre Clemente Lunardi e Ricardo Baptista, respectivamente líder e vice-líder da Porsche Cup, torna-se cada vez mais uma briga por milésimos. No Estoril, local da primeira etapa da temporada, os dois largaram na primeira fila com a pole position sendo definida por apenas 9 milésimos de segundo. Em Interlagos, onde serão realizadas neste sábado as provas 5 e 6 da temporada, os dois protagonizaram outra briga emocionante, desta vez com Lunardi superando Baptista por 13 milésimos. São as duas menores diferenças entre pole position e segundo colocado da história da categoria.
“É bacana sair mais uma vez na frente, mas o importante é conseguir vencer amanhã”, afirmava Lunardi após a definição do grid de largada. “Eu poderia ter sido uns dois décimos de segundo mais rápido, mas preferi poupar os pneus para amanhã. Se alguém tivesse conseguido andar melhor, paciência. Mas acabou dando tudo certo.” Baptista, segundo no grid, também não tinha queixas. “Consegui fazer o mesmo tempo da manhã e talvez eu tivesse conseguido ser mais rápido se tivesse aproveitado melhor a ‘volta boa’ dos pneus. O importante é estar competitivo para a corrida”, declarou.
Na segunda fila, largam Fábio Viscardi, terceiro colocado no campeonato, e Daniel Paludo. “Demoramos um pouco para achar o melhor acerto para o carro, mas quando isso aconteceu consegui virar bons tempos. Estou contente porque achamos o caminho certo e também porque consegui minha melhor posição de largada na Porsche Cup”, dizia Viscardi. Tom Valle, vencedor da primeira prova no Algarve, e Sérgio Ribas completam os seis primeiros colocados no grid. O estreante Pedro Queirolo larga em sétimo.
Ribas, o mais rápido no Q1 da sessão classificatória, protagonizou no “Top 10” o momento mais espetacular do dia. Já no final do treino, seu carro derrapou na saída da Descida do Lago e bateu na barreira interna, capotando e caindo com as rodas para baixo. Atendido rapidamente pela equipe de resgate e pelo dr. Dino Altmann, médico oficial da Porsche GT3 Brasil, Ribas saiu do carro andando e ainda teve tempo de avaliar os danos antes de ser encaminhado ao centro médico, onde nada de errado foi constatado. “Nem dor eu estou sentindo”, minimizou. Sobre o acidente, explicou: “Perdi a traseira do carro e ele rodou para dentro. Quando ele bateu, senti que foi lançado para o ar. Vi que iria capotar, mas felizmente não aconteceu nada. Estou pronto para correr amanhã”.
O treino classificatório desta sexta-feira definiu o grid para a quinta corrida desta temporada, que começará às 11h15. O grid da sexta prova, às 14h50, será definido pelo resultado da quinta prova, com inversão dos oito primeiros colocados (o vencedor larga em oitavo, o segundo colocado em sétimo e assim por diante, com o oitavo colocado da prova 5 largando na pole position da prova 6). O grid da prova 5 é este:
1) 7-Clemente Lunardi, 1:43.312 (1:44.400)
2) 27-Ricardo Baptista, 1:43.325 (1:44.130)
3) 81-Fábio Viscardi, 1:43.768 (1:44.074)
4) 89-Daniel Paludo, 1:44.032 (1:44.178)
5) 99-Tom Valle, 1:44.064 (1:44.261)
6) 63-Sérgio Ribas, 1:44.115 (1:43.988)
7) 13-Pedro Queirolo, 1:44.187 (1:44.010)
8) 52-Roberto Posses, 1:44.189 (1:44.514)
9) 55-Marcel Visconde, 1:44.308 (1:44.265)
10) 40-Maurizio Billi, 1:44.662 (1:44.459)
11) 51-Otávio Mesquita, 1:44.547
12) 09-Guilherme Figueirôa, 1:44.692
13) 18-Zeca Feffer, 1:45.104
14) 10-Adalberto Baptista, 1:45.162
15) 3-Eduardo de Souza Ramos, 1:45.543
16) 97-Marcos Barros, 1:46.523
17) 16-Ésio Vichiese, 1:47.003
18) 36-Charles Reed, 1:47.415
19) 64-Henry Visconde, 1:47.905
Todos com Porsche 911 GT3 Cup equipados com pneus Yokohama.