Os vencedores internacionais da Porsche XP Private Cup Brasil
O Autódromo de Curitiba coroou na última etapa da categoria o piloto Sul-Coreano Sang Ho Kim como o oitavo vencedor estrangeiro na história da categoria. Com cinco continentes diferentes já tendo vencido provas sendo na geral ou nas sub-categorias, Sang foi o primeiro asiático a atingir tal feito ao cruzar a bandeira na primeira colocação da classe Trophy.
Um panamenho (Marcus Vario), dois argentinos (Esteban Gini e Dario Giustozzi), um chileno (Gonzalo Huerta), um português (Filipe Albuquerque), um egípcio (Ayman Darwich), um italiano (Renato Benedetto) e agora um sul-coreano (Sang Ho-Kim) formam o seleto grupo de vencedores internacionais da categoria.
Antes de Sang vencer pela classe Sport da GT3, a mesma pista já havia coroado Ayman Darwich com sua primeira vitória na geral quando a categoria acelerou pelo autódromo em junho desse ano. Darwich foi o primeiro nascido no continente africano a vencer uma prova da categoria de carros de competição mais produzidos do planeta em território brasileiro.
Sang tem esposa e filhos brasileiros, e a proximidade com a cultura facilitou a adaptação do piloto ao idioma e ao território nacional.
Em plena evolução na categoria, Sang disse que trabalhou muito pela vitória na categoria:
“Nunca pensei que fosse vencer aqui na Porsche Cup, assumi a ponta da classe e me concentrei para não cometer erros e ter um bom ritmo até o final. Essa vitória me deu confiança e me deixou esperançoso para voltar a vencer e subir no pódio por aqui.”
Atualmente Sang Ho Kim e Ayman Darwich são os únicos “gringos” correndo na categoria e a missão de aumentar o número de vitórias por pilotos nascidos fora do Brasil cabe à eles em 2021.