Miguel Paludo conquista pole em Curitiba na última volta possível em treino classificatório marcado por frio e chuva
Frio e chuva foram os protagonistas da abertura da terceira etapa da Porsche GT3 Cup Challenge em Curitiba. Com pista molhada em boa parte dos treinos e os termômetros registrando 11 graus, não foram poucos os desafios dos competidores para segurar os carros de corrida mais vendidos do planeta dentro do tradicional e desafiador traçado da capital do Paraná.
Os primeiros treinos opcionais, pela manhã, aconteceram em pista seca. Depois o tempo fechou e a chuva veio forte, inclusive atrasando algumas sessões de treino livre. Na pista, não faltaram escapadas e rodadas. No incidente mais grave, o líder da Cup, Lico Kaesemodel, perdeu a traseira do Porsche #63 no “S” de alta e acabou na barreira de pneus. Mas teve uma bela recuperação e garantiu o segundo lugar no grid mesmo com um carro emprestado.
Para garantir as tomadas de tempo na sexta-feira, a organização e a direção de prova realizaram os qualis excepcionalmente sem o tradicional Top10 –em que os dez mais velozes do Q1 concorrem pela pole.
A classe Cup foi a primeira a mandar os carros para a pista. Não chovia, mas o piso estava muito molhado. Com os Porsche geração “991” acelerando forte, a pista foi melhorando conforme o treino se desenrolava.
Mas a três minutos do fim foi acionada a bandeira vermelha para liberar um carro parado na caixa de brita. Pedro Queirolo liderava no minuto final, mas teve sua marca superada por Lico. Miguel Paludo ainda estava na pista porém, e cravou a melhor volta do dia em sua última tentativa.
A segunda fila terá Queirolo e JP Mauro –o estreante, que levantou o título da Challenge em Curitiba no ano passado, teve hoje seu melhor quali na Cup.
Piloto de resultados mais consistentes na temporada até aqui, o bicampeão Ricardo Baptista alinha o carro #27 em quinto. Maurizio Billi, em sexto, é o pole da Cup Master. Carlos Ambrósio, em sétimo no grid, é o piloto mais bem colocado na Cup Sport.
Neste sábado acontecem as três corridas a partir das 10h, com a prova da Challenge entre as duas da Cup.
O livetiming no site da Porsche GT3 Cup Challenge mostra toda a programação, assim como o canal oficial do evento no YouTube. A Band exibe a etapa neste domingo (22) a partir das 13h. Já o Sportv 3 transmite as corridas no domingo seguinte (29), a partir das 19h.
DECLARAÇÕES DOS PILOTOS
A condição da pista foi melhorando no quali, e meus pneus demoraram muito para chegar na temperatura ideal. Tinha uma volta razoável e o painel do carro indicava que vinha 8 décimos melhor quando deu a bandeira vermelha. Então vim pra box e sabia que teria apenas mais uma chance no retorno à pista. Aí consegui encaixar duas voltas muito boas e deu tudo certo. Mas foi por muito pouco. E felizmente consegui a pole. Fazia algum tempo que não largava em primeiro, então amanhã é ir pra cima com tudo
MIGUEL PALUDO, pole na classe Cup e terceiro no campeonato
Tá difícil a condição da pista e sem dúvida é uma vitória classificar na primeira fila depois de tudo que eu passei hoje. No último treino não andei, depois me autorizaram a andar no treino da Challenge para ver se o problema tinha resolvido. Mas dei uma pancada no S de alta, que destruiu minha traseira. Então saí para classificar com um carro diferente, que nunca tinha andado. Lógico, é um Porsche, mas não era o meu carro. Então segundo lugar para mim tirou um peso das costas. Hoje vou dormir legal sabendo que tenho um carro competitivo e que no seco andei muito bem de manhã. Estou bem confiante e acho que dá para pensar em vitória saindo da primeira fila. Estou na liderança do campeonato por 10 pontos e vou administrar isso também. O Paludo está 11 pontos atrás de mim em terceiro, larga na pole. Sei que ele não vai me dar mole na largada –como eu não dei pra ele na primeira etapa que teve aqui. Então, se ele der um vacilo eu vou passar, se não, minha estratégia é pontuar o máximo possível e pensar mais no campeonato que em uma corrida em si
LICO KAESEMODEL, segundo no grid da Cup e líder do campeonato
Muito frio hoje, fez 11 graus pela manhã. Então obviamente demora muito mais para esquentar os pneus, cerca de três voltas e meia. Chegamos a treinar com bastante chuva, então foi secando e no fim estava pista molhada sem chuva. Ou seja, a pista mudou bastante em um quali de 15 minutos, o que fez da tomada de tempo uma loteria. Até a bandeira vermelha estava a um décimo do Queirolo, mas depois melhorei o primeiro setor e peguei tráfego, então não deu para baixar o tempo. Mas estou muito feliz com o resultado, minha melhor classificação na Cup até hoje
JP MAURO, quarto no grid da Cup
Minha prioridade é ganhar a corrida na Master, mas eu vou fazer o possível para ter uma boa colocação na classificação geral, nesta que pode ser nossa última corrida aqui em Curitiba
MAURIZIO BILLI, sexto no grid da Cup, pole e líder da Cup Master
Foi bom. Na chuva é muito difícil porque a pista muda o tempo todo. Você sai do box e não dá para deixar a pista, tem que ficar andando porque muda constantemente. Então fiquei até o final, não escapei da pista nem rodei, e consegui um bom tempo. Estou satisfeito
CARLOS AMBRÓSIO, sétimo no grid da Cup e pole na Cup Sport
RESULTADOS
Cup
1° CUP M. Paludo 1:31.621
2° CUP L.Kaesemodel 1:31.967
3° CUP P. Queirolo 1:32.331
4° CUP JP Mauro 1:32.470
5° CUP R. Baptista 1:32.931
6° MAS M. Billi 1:33.025
7° SPO C. Ambrósio 1:33.287
8° SPO M. Hahn 1:33.725
9° CUP D. Schneider 1:33.920
10° MAS G. Figueiroa 1:34.858
11° MAS P. Pomelli 1:35.251
12° SPO M. Basso 1:35.925
13° SPO A. Baptista 1:33.305*
*Cumpre punição imposta na etapa passada
PROGRAMAÇÃO
Sábado, 21 de maio
10h – 10h40 – Corrida 1 (25min + 1 volta) – Cup
11h – 11h40 – Corrida (25min + 1 volta) – Challenge
12h30 – 13h10 – Corrida 2 (25min + 1 volta) – Cup
13h30 – 14h30 – Porsche Experience