Lance a Lance: Confira um resumo dos melhores momentos dos 300KM de Goiânia
O pole Ricardo Zonta tratou de tomar a linha interna na curva 1, mas Diego Nunes veio com muita ação com o carro #26 e fez as duas primeiras curvas emparelhado com o Porsche #8. Gui Salas assumiu a terceira posição com o #1, seguido de Rafa Suzuki e Miguel Paludo.
O safety car logo foi acionado, para resgate do carro de Piero Cifali que acabou no muro da reta principal após contato com o Porsche de Ricardo Fontanari.
A relargada veio uma volta depois, com o top5 inalterado. Logo atrás, Enzo Elias escalava o pelotão. O #73 tinha largado em 13º e aparecia em sexto na abertura da quarta volta. Salas nesta mesma volta passou Diego para ser vice-líder, em disputa que favoreceu Zonta à frente, já com vantagem de 1s.
Pela divisão Challenge a liderança era do carro pole, o #199, de Renan Guerra. Sergio Jimenez vinha 0.8s atrás.
Em questão de três voltas, Salas alcançou Zonta e abriu ataque. Mas o ex-F1 era hábil na defesa. Enzo Elias passou Paludo e Suzuki na volta 8, para ser quarto.
Na volta 9, houve troca da liderança na Challenge, com Jimenez passando Guerra. Na volta 12, Enzo passou Diego, levando o #73 ao terceiro lugar. Na seguinte, William Freire passou Suzuki no S de baixa, ingressando no top5 com o #77.
Suzuki levou o #70 aos pits com problemas, e Lucas Salles saiu no carro reserva. No fim do primeiro stint, Zonta perdeu tempo trancado por um retardatário, o que permitiu a Salas e Enzo encostarem na disputa pela liderança.
Boa parte do grid havia ingressado nos pits para a primeira parada obrigatória por volta da vigésima passagem. Zonta seguiu na pista até a 24ª. Salas e Enzo seguiram na pista, discutindo a liderança entre os carros #1 e #73. Salas parou na volta 26. Elias seguiu até a 33ª. Jimenez, liderando na Challenge, entrou para pit na mesma volta.
Já em disputa válida no segundo stint, Chris Hahn passou Werner Neugebauer. Feldmann saiu dos pits na frente do #26 e do #8.
Mas quem saiu na liderança para o segundo stint foi o #73, com meia reta de vantagem sobre o #1 a seis voltas do fim do segmento.
Com o pelotão reordenado, a liderança era de Adroaldo Weisheimer, com Alceu Feldmann em segundo e Chris Hahn em terceiro. Werner e Dennis Dirani completavam o top5.
Na volta 39 Hahn escapou da pista com pneu furado, perdendo valiosas posições antes do fim do segmento.
Veio a bandeira verde e amarela quadriculada, com vitória do carro #73 no segmento inicial. A seguir vinham os carros #1, #8, #7 e #29. O carro de Enzo e Adroaldo tinha também a liderança e a vitória no segmento na classe Rookie. Na classe Sport, a liderança era do #77, àquela altura com Chico Horta.
Pela divisão Challenge, o #555 levantou o segmento, à frente do #199. A Challenge Sport tinha liderança do#777 e a Rookie, do #002.
Feldmann alcançou Adroaldo na volta 45 e assumiu a liderança no fim da reta. Dennis Dirani vinha na mesma balada com o#7, que recolheu para os pits para a segunda parada.
Na abertura da volta 47, Zonta e Barrichello saíram juntos dos pits. Mas o #3, que já havia tido um problema no primeiro pit com uma parada inválida por ser curta demais, teve o capô erguido pelo vento, exigindo de Rubinho uma nova passagem pelo box para fixação da peça.
Na volta 50 a maioria dos carros havia cumprido o segundo pit obrigatório. O pega da corrida naquele momento era entre Zonta e Paludo, pelo oitavo posto. Paludo perdeu tempo atrás de um retardatário, e Zonta foi oportunista na tomada da curva da vitória. O gaúcho conseguiu dar o troco no fim da reta, mas Zonta devolveu a gentileza três curva mais a frente.
O ex-F1 tinha bom ritmo, tanto que conseguiu passar o #1 quando Salas abria o terceiro stint. Mas o piloto do #1 era insistente e logo tentou o ataque novamente. Zonta fechou a porta, e Salas perdeu a frente do carro, atravessando a tomada da curva. Assim o #8 ganhou terreno e o #7 alcançou Salas.
Na volta 60, Zonta ficou travado meia volta atrás de um retardatário. Salas recuperou o gap e atacou antes da curva da vitória, assumindo o segundo lugar –que logo virou primeiro com a parada de Weisheimer. Paludo entrou nos pits na volta 60, mesma em que o #8 se arrastava na pista com o pneu traseiro direito destalonado.
A 20 voltas do fim a ordem da corrida apresentava no top5: Salas, Enzo Elias (liderando na Rookie), Chico Horta (liderando na Sport), Georgios Frangulis e Diego Nunes. Na divisão Challenge, Luiz Razia liderava com 15º no geral. Josimar Junior liderava na Sport, em 18º, e Junior Dinardi na Rookie uma posição atrás.
Na volta 65 o #73 retornou à liderança, favorecido por duas voltas mais rápidas consecutivas de Enzo Elias e pela parada do #1 para o último pit obrigatório.
Feldmann reassumiu a ponta a dez da bandeirada, quando todos os concorrentes já tinham cumpridos as paradas mandatórias. Dennis Dirani vinha tirando a vantagem, que era de 7.121. O #73 era o terceiro, com o #99 de Nicolas Costa em quarto e o #77 de Chico Horta em quinto. Na divisão Challenge, a liderança era do #145, com Carlos Renaux.
A cinco voltas do fim, Cesar Ramos tirou o quinto lugar (e a liderança na classe Carrera Sport) de Chico Horta.
As últimas três voltas tiveram outras duas mudanças no top5, com Nicolas Costa passando Adroaldo para ser terceiro e Cesar Ramos passando o #73 para ser quarto.
O top5 da etapa mostrou vitória para o #1, repetindo o resultado de Termas de Río Hondo, segundo lugar para o #7. Os carros #99, #88 (vencendo na Sport) e #73 (vencendo na Rookie) vieram a seguir.
Na divisão Challenge a vitória ficou com o #145, de Carlos Renaux e Luiz Razia. O #199 veio em segundo, à frente do #555. Em quarto apareceu o #777, de Sergio Ramalho e Josimar Junior, vencedores na Sport. E completou o pódio geral o #002, de Yuri Alves e Junior Dinardi, vencendo na Rookie.