Werner Neugebauer quebra sequência de Nicolas Costa e é pole em Interlagos
Depois de três poles consecutivas do estreante carioca Nicolas Costa, a Carrera Cup conheceu mais um “poleman” em 2023. Werner Neugebauer liderou o Q1 e foi o mais rápido no Q2, abreviado por bandeira vermelha no minuto final.
O competidor do #8, que vem de vitória em Goiânia, larga ao lado de Costa. Marçal Muller sai em terceiro, ao lado do pole da classe Sport, Lineu Pires. Bruno Campos, em 19º no geral, é o pole no Rookie.
A pista foi aberta com os seis carros da Carrera Rookie e Bruno Campos foi o primeiro a se entender com a pista, que apresentava condições desafiadoras com 14 graus de temperatura. Então Paulo Sousa superou sua marca por 0.017s, para receber o troco de Campos na passagem seguinte. A seguir Gustavo Farah acerto uma volta limpa e assumiu o segundo lugar, com apenas 0.019s de desvantagem para o tempo do líder.
Os pilotos então buscaram o limite na volta da bandeirada, todos melhorando suas marcas. Campos entrou na casa de 1:36, para liderar. Edu Guedes e Gustavo Farah vieram na sequência.
Quando os carros da classe Sport aceleraram para valer na metade da sessão dedicada a eles no Q1, Raijan Mascarello foi o primeiro a assumir a liderança. A seguir foi superado por Peter Ferter e Nelson Marcondes. Georgios Frangulis, que não havia feito os treinos opcionais e livres, mostrou velocidade e logo subiu para a vice-liderança após sua primeira tentativa de volta lançada.
A volta da bandeirada foi aberta com Nelson Marcondes na liderança, inaugurando a casa de 1:35. Lineu Pires veio a seguir e superou, para estabelecer o tempo de referência na sessão. Monteiro, Mascarello, Ferter e Lucas Salles fecharam o top5.
Então os seis competidores da Carrera Cup aceleraram já cientes do tempo necessário para avançar ao Q2 (1:36.216). Líder na véspera, Marçal Muller logo cravou o melhor tempo e recolheu para box. Rodrigo Mello e Werner Neugebauer fizeram igual.
Miguel Paludo garantiu o décimo tempo no Q1 na penúltima volta do treino. Mas ainda havia Alceu Feldmann na pista. O #1 acelerou forte na volta da bandeirada, mas não conseguiu subir ao Q2.
Avançaram para a disputa da pole, nesta ordem: Werner, Mello, Marçal, Pires, Monteiro, Nicolas Costa, Raijan, Ferter, Salles e Paludo.
Logo na saída de box para o Top10, Nelson Monteiro perdeu o controle do carro com pneus frios ao frear no fim da reta Oposta e atingiu o guard rail. Ele conseguiu estacionar o Porsche #87 em posição segura na entrada do Laranjinha e teve que se contentar com o décimo lugar no grid, sem anotar tempo no Q2.
Após a primeira tentativa de cada competidor, Neugebauer vinha na liderança, seguido por Muller, Costa e Pires.
Na volta da bandeirada, Costa passou Muller. Pires permaneceu em quarto e Mascarello avançou para quinto. A sessão então foi interrompida com bandeira vermelha após batida de Rodrigo Mello por pneu estourado na entrada da reta.
“Estamos entrando na fase decisiva do campeonato e sabemos que a largada aqui é muito importante, principalmente nessas condições de pista, a obra deixou o asfalto muito sujo e ultrapassar vai ser ainda mais difícil que o normal, então largar na frente é importante demais.” Werner Neugebauer
“Largar na frente é muito importante e evita muitos problemas. Na frente temos referências importantes da categoria e isso é bom. Se pensarmos na geral, também vamos estar pensando na nossa classe, nada está garantido e todos meus concorrentes estão próximos de mim atrás, não dá para vacilar nem um momento.” Lineu Pires
“A gente tinha muito pouco tempo para andar e, com a pista muito fria, tem que aproveitar o tempo todo para aquecer os pneus. Deixei para as duas tentativas finais e isso gera uma pressão. Vi que acertei o início da volta e caprichei até o final. Ainda bem que deu primeiro na Rookie.” Bruno Campos