Vice-campeões em 2016, Eloi e Cozzi iniciam disputa de Endurance na Challenge na frente
O título do campeonato de Endurance não veio na temporada de 2016, na classe Challenge. Mas o vice-campeonato parece não ter desanimado a dupla formada por Eloi Khouri e Marco Cozzi. Muito pelo contrário. Eles iniciaram a temporada de 2017 mostrando que, dessa vez, querem chegar ao lugar mais alto do pódio ao fim do ano.
Logo na primeira etapa da competição de longa duração da Porsche Império GT3 Cup, Eloi e Cozzi chegaram com tudo. E marcaram o tempo mais rápido para a corrida no Velo Città, em Mogi Guaçu (SP).
No treino classificatório dessa sexta-feira, Eloi foi o primeiro a ir para a pista e logo deixou todos os adversários para trás. Em seguida, no Grupo B, Cozzi não ficou muito atrás ao cravar a segunda posição. Resultado combinado de ambos no fim: pole position.
“Importante (largar na frente). Vamos ter uma corrida longa. Mas o mais importante vai ser manter a constância, está bem quente, o carro na terceira volta já não ia virar melhor. Vamos ter os carros da Cup na frente, que vão andar parecidos. Vai bem legal e disputado. Quero me divertir muito. Espero que neste sábado dê um pouco mais de vento pelo menos para a gente poder aguentar melhor. O carro está muito bom, com um setup legal. Estou muito feliz”, festejou Eloi.
Os qualis
Grupo A
Com os competidores regulares da categoria na pista na primeira parte do treino da Challenge, os pilotos puderam comprovar na pista que a principal preocupação deles estava certa: o calor seria decisivo na tomada de tempo. Até por isso, muitos competidores deixaram os boxes logo quando o sinal verde foi acionado.
Eloi Khouri foi quem melhor se aproveitou da situação. Liderando o pelotão, ele logo marcou a volta mais rápida da sessão, com 1m32s131.
Rodolfo Toni parecia que terminaria o classificatório no segundo lugar. Mas não foi o que aconteceu. Tom Filho e Luca Seripieri conseguiram superar o adversário, e terminaram na segunda e terceira colocações, respectivamente, deixando Toni em quarto. Rouman Ziemkiewicz completou o top 5.
Grupo B
Na segunda parte do treino da classe Challenge, o principal objetivo em si não era conquistar o melhor tempo. O que mais valia era se aproximar da marca do companheiro de equipe para garantir a melhor média das voltas para assegurar a pole.
Com esse pensamento, o primeiro competidor a fazer uma volta boa foi Dennis Dirani, com 1min32s017. Uma volta muito rápida, mas não tão veloz quando a de Alan Hellmeister. Atual campeão da Porsche Império GT3 Cup Endurance Series, só que na classe Cup, ele foi o primeiro da categoria a quebrar a marca de 1min32, ao virar 1min31s709. Essa foi a melhor marca entre todos os pilotos da Challenge nesta sexta-feira. Mas não valeu a primeira colocação na classificação.
Isso porque, Marco Cozzi garantiu a pole ao lado de Eloi Khouri ao cravar 1min32s012, garantindo o melhor tempo de média para a dupla do carro #21.
Declarações dos demais pilotos
“A temperatura subiu muito rápido. Então, fiz uma volta bem lenta para dar o espaço que eu precisava. A segunda volta foi para preparar e a terceira foi para buscar. Não podia errar. A ideia era essa, vir para virar naquela volta. Foi o que aconteceu. O pneu vai mudar muito de libra durante a corrida. Tem de cuidar do equipamento. Estou feliz”
Tom Filho
“O tempo foi bom, de fato, mas não foi a volta perfeita. Cometi um erro, o carro tinha potencial para ir mais rápido. Mas é isso aí. A primeira colocação do Eloi e do Marco, estão de parabéns, a gente não conseguiria ganhar a posição deles. A corrida é longa, o mais importante é saber que estamos com ritmo para isso. A tendência é tirar um pouco de peso. Estou confiante para a corrida”
Alan Hellmeister
“Projeto uma boa corrida, vai ser divertido. Fiz um qualificatório muito perto dos outros, dava para disputar. Na primeira parte, tomamos um pouco a mais. Vamos largar em quarto, está bom. O carro está equilibrado. Agora, é a corrida, é tentar trazer para casa sem nenhum problema. Na minha prova, tentar dar uma puxada para passar o pessoal. Vamos ver a estratégia para tentar fazer um bom resultado”
Dennis Dirani