Veloz desde a estreia, Ipe Ferraiolo é um dos destaques da Porsche Challenge em 2012
Ipe Ferraiolo é um dos pilotos mais rápidos da Porsche Challenge desde que chegou à categoria, em 2011. É mais do que comum vê-lo na liderança de treinos e corridas. Em três oportunidades, o carioca converteu sua velocidade em vitória. A primeira delas aconteceu justamente quando estreava no campeonato, no autódromo de Jacarepaguá. A conquista da etapa do Rio de Janeiro foi incontestável, de ponta a ponta, assim como seu mais recente triunfo, em Interlagos, em julho deste ano.
Ferraiolo não tinha experiência em corridas de automóveis antes de estrear na Porsche Challenge. Apenas havia disputado algumas etapas do Carioca de kart e, mais recentemente, feito voltas rápidas em autódromos com carros de rua. Por isso, ele ainda se considera um aprendiz. “Meu grande problema sempre foi a falta de experiência”, diz. “Em algumas etapas, embora eu fosse o mais rápido, fui muito impulsivo em alguns momentos e não soube administrar bem as expectativas. Mas estou aprendendo e a tendência é só de evolução em relação a isso.”
O carioca perdeu a chance de vencer a abertura desta temporada, no Estoril, em Portugal, pois, no asfalto molhado, não conseguiu segurar o carro na abertura da última volta. Na semana seguinte, no Algarve, ele conquistou uma vitória. Só que, depois disso, houve duas etapas problemáticas para ele. “Em Interlagos, uma peça do carro da frente se soltou e furou meu radiador. No Velo Città, fui colocado para fora na terceira curva. Isso me deixou em uma situação ruim no campeonato”, afirma. Mas Ferraiolo não desanima: “Estou confiante, porque bem ou mal em todos os treinos de todas as etapas consegui mostrar um ritmo muito forte”.
Nos fins de semana de corrida, mesmo ao fim dos treinos, Ferraiolo é um dos pilotos mais dedicados do grid. “O fato de estarmos sempre muito rápidos não é à toa. É claro que o talento conta, mas também existe muito trabalho duro por trás disso. Eu e o Carlos Augusto Bandeira, que é meu ‘coach’, trabalhamos com um planejamento bem definido, com algumas diretrizes para estabelecermos os melhores ajustes. É um trabalho mais científico, digamos assim.”
O carioca ocupa a sexta posição no campeonato de 2012, com 49 pontos, e está 22 pontos atrás do líder Sylvio de Barros, campeão de 2011.