Saiba o que é o shakedown da Porsche GT3 Cup
Toda quarta-feira das semanas de etapa da Porsche GT3 Cup é dia de fazer o shakedown. Mas você sabe o que é isso?
Shakedown, traduzido ao pé da letra do inglês, é algo como “balançar para baixo”. Mas, na prática, quer dizer “assentar”. Shakedown, portanto, é o termo utilizado para os testes na pista, com intuito de verificar condições e configurações do carro após sua revisão mecânica ou instalação de novos componentes. Na Porsche GT3 Cup, que é formada por uma equipe única responsável pela manutenção e equalização de todos os carros do grid, essa tarefa é de fundamental importância.
O processo
Logo após uma etapa do calendário, cada carro da categoria passa pelo minucioso processo de reparo e manutenção na linha, em nossa sede. Depois de revisada cada parte dos carros (como suspensão, câmbio, motor e alinhamento), falta o último passo do processo: o shakedown.
O shakedown só é realizado nas semanas de etapa, justamente para aproveitar a pista em que os carros andarão naquele final de semana. Deste processo participam ativamente os engenheiros, mecânicos e pilotos consultores da categoria. Atualmente a categoria conta com os pilotos Max Wilson, Nonô Figueiredo, Beto Gresse e Vinícius Quadros, entre outros, que vão à pista com os carros e retornam aos engenheiros valiosas informações sobre rendimento e performance.
De posse dessas informações, engenheiros e pilotos decidem conjuntamente se o carro está pronto e equilibrado ou se deve retornar aos boxes para algum ajuste.
Por que fazer o shakedown?
Segundo Enzo Morrone, engenheiro-chefe da Porsche GT3 Cup, “o shakedown é importante para garantir o equilíbrio, bem como ter a certeza de que os pilotos receberão os carros em perfeitas condições”.
Para uma equipe responsável por entregar todos os carros do grid em idênticas condições de performance e alinhamento, o shakedown é uma parte fundamental do processo. Portanto, após uma quarta-feira de shakedown, todos os carros da Porsche GT3 Cup estão completamente prontos para serem levados ao limite pelos pilotos durante todo o final de semana. E o mais importante: com a garantia de que todos os carros entregarão uma performance estritamente idêntica e proporcionar disputas equilibradas do início ao fim das provas.