Porsche GT3 Cup confirma realização da temporada de 2008
Contagem regressiva no Porsche GT3 Cup Challenge Brasil. O próximo evento, preliminar do Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 (de 19 a 21 de outubro), será o penúltimo com os carros atuais. A partir de 2008, o campeonato terá os novos Porsche 911 GT3 Cup, baseados na geração “997” do famoso carro esporte da marca alemã.
Além de terem um estilo ligeiramente diferente do 911 GT3 Cup da geração “996” usados atualmente no Brasil, os “997” representam uma evolução em termos de desempenho. O motor possui a mesma configuração dos atuais: seis cilindros boxer com 3,6 litros. Os carros que virão para o Brasil serão modelo 2008, com modificações importantes em relação aos 911 GT3 Cup de 2007. Eles possuem motor de 420 cv, contra 400 cv dos GT3 Cup “997” da primeira geração e 390 cv dos GT3 Cup “996” que correm no Brasil. Os carros de 2008 terão também um novo pacote aerodinâmico (com mudanças no assoalho e nos pára-choques), alterações no escapamento, novo roll-cage (gaiola de segurança) e um sistema de aquisição de dados mais avançado.
Outra diferença significativa entre os 911 GT3 Cup “996” e “997” está no câmbio. No modelo novo, pela primeira vez a versão modificada para os campeonatos monomarca da Porsche sai de fábrica com câmbio seqüencial, com as mesmas seis marchas (mais ré) do modelo atual. Serão usadas engrenagens reforçadas, além de uma nova relação para 5ª e 6ª marchas. Números como “997” e “996” referem-se ao código interno do projeto na fábrica e são usados pelos adeptos de Porsche para diferenciar as diferentes gerações do modelo 911, lançado em 1963 e extensamente modificado ao longo de seus quase 45 anos de existência.
O Porsche GT3 Cup Challenge Brasil começou a ser disputado em 2005. A previsão inicial dos organizadores era de demanda para 12 participantes, mas logo no segundo evento a categoria já tinha 15 pilotos. Esse número cresceu até chegar em 2006 a 24 carros, o teto estipulado pela GT3 Cup Challenge Brasil. A próxima temporada já tem 20 pilotos confirmados e a chegada dos primeiros carros deverá acontecer já a partir de outubro.
Porsche 911 GT3 Cup “997” − Descrição técnica
Chassi e carroceria
Baseado no 911 GT3; carroceria em aço galvanizado; portas e tampa traseir a feitos em fibra de carbono; asa traseira ajustável; janelas laterais e traseira em plástico; pára-choque dianteiro em fibra de carbono com spoiler; estrutura de segurança tubular em aço; banco especial de corrida com ajuste de altura; cinto de segurança com seis pontos; sistema de extinção de incêndio; tanque de combustível com capacidade para 90 litros; macaco pneumático embutido.
Motor
6 cilindros boxer, 3.598 cm³; diâmetro e curso dos pistões 100 x 76 mm; potência de 420 cv a 7.300 rpm; torque máximo de 420 Nm (42,8 kgfm) a 6.500 rpm; corte do motor a 8.400 rpm; lubrificação por cárter seco; sistema eletrônico de gerenciamento do motor; combustível: gasolina premium de 98 octanas RON, sem chumbo.
Transmissão
Câmbio seqüencial de 6 marchas mais ré, refrigerado por trocadores de calor óleo-água; volante do motor de massa única; alavanca central para posicionar o câmbio na posição neutra; embreagem de três discos com 5,5 polegadas de diâmetro, feitos em metal sinterizado e fabricada pela ZF Sachs; tração traseira.
Suspensão
Com ajustes de altura e cambagem nas quatro rodas. Dianteira: molas com espaçadores otimizadas pela Porsche; barras estabilizadoras; amortecedores com braçadeiras duplas. Traseira: estrutura multibraços, barra estabilizadora. Direção com assistência eletro-hidráulica.
Rodas e pneus
Rodas BBS em três peças com fixação central. Dianteira: 9J x 18. Traseira: 11J x 18. Medidas dos pneus: 24/64 -18 (dianteira) e 27/68-18 (traseira). Pneus slick com opção de pneus de chuva.
Freios
A disco nas quatro rodas; pinças com 6 pistões na dianteira e 4 pistões na traseira; discos de aço com 350 mm de diâmetro.
Peso
Cerca de 1.120 kg (incluindo óleo e líquidos refrigerantes)
FOTO: Porsche 911 GT3 Cup da geração “997”. Carro será usado no Porsche GT3 Cup Challenge Brasil a partir de 2008. Crédito: Porschepress/divulgação Porsche GT3 Cup