Porsche 356 já está em Interlagos para a premiação do Porsche GT3 Cup Challenge Brasil
Um dos prêmios mais cobiçados do automobilismo brasileiro já está em Interlagos. O Porsche 356B, ano 1962, chegou nesta sexta-feira ao box 5, onde ficará exposto até o momento de ser remontado para sair andando pelo autódromo de Interlagos. O sorteio acontecerá no domingo entre dez pilotos do Porsche GT3 Cup Challenge Brasil (categoria 997) a serem apurados em um ranking específico relativo às últimas seis provas do campeonato.
A remontagem será a última etapa de um processo de restauração iniciado em junho, quando o carro foi desmontado (em apenas 11 minutos) após chegar andando ao box 5 de Interlagos. O carro receberá motor, câmbio, suspensões, banco, instrumentos do painel, lanternas, faróis, emblemas e outros detalhes de acabamento. O trabalho será feito pela equipe de mecânicos do Porsche GT3 Cup e as únicas partes já instaladas no carro são os vidros, a forração do teto e a tapeçaria. Isso porque a fixação de tais componentes depende de aplicação de colas cujo tempo de secagem pode chegar a três horas. A previsão é que o trabalho seja concluído em cerca de uma hora, embora o tempo de montagem não seja o foco principal do trabalho. “O mais importante pra nós e a qualidade do serviço”, explica Dener Pires, diretor do Porsche GT3 Cup e que coordenou a restauração junto com seu irmão, Douglas. “É um carro raro e queremos deixá-lo apto a receber nota máxima em qualquer concurso de carros clássicos.”
O Porsche 356B chegou ao Brasil pintado de vermelho e com interior preto. A nova cor externa (Ivory Light, um tom de bege claro) e o acabamento interno (em vinho e cinza) foram escolhidos por votação entre os pilotos. Toda a restauração foi feita seguindo os padrões de originalidade dos Porsche 356B de 1962 com peças fornecidas pela Porsche Classic, a divisão que atende a restauradores de veículos da marca. Esse cuidado permitiu ao Porsche 356 receber a placa preta dada pelo Detran aos veículos clássicos que mantenham suas características originais. “Conseguimos para ele a placa ‘CUP-0356’, o que o torna ainda mais especial”, conta Dener.
Terão direito a participar do sorteio os pilotos que tiverem disputado todas as seis últimas provas da temporada e ficado entre os dez primeiros lugares no “Prêmio Porsche 356”, como está sendo chamada a pontuação acumulada nessas corridas. Essa pontuação não interfere na classificação oficial do campeonato: ela existe unicamente para apurar os dez pilotos que poderão concorrer ao Porsche 356, um modelo que todo apreciador de automóveis clássicos sonha ter em sua garagem.
A programação do Porsche GT3 Cup Challenge Brasil em Interlagos é a seguinte:
SÁBADO – 11 de dezembro
10:10 – 11:10 – Treino livre oficial 2 997
11:20 – 12:05 – Treino livre oficial 2 Light
13:55 – 14:30 – Treino classificatório do Porsche GT3 Cup 997
14:40 – 15:15 Treino classificatório do do Porsche GT3 Cup 996
16:30 – Largada prova 15 do Porsche GT3 Cup 997
DOMINGO- 12 de dezembro
11:45 Largada prova 8 do Porsche GT3 Cup Light
13:50 Largada prova 16 do Porsche GT3 Cup 997
16:00 Sorteio do Porsche 356 para categoria 997
Foto – Desmontagem do Porsche 356 em Interlagos, em junho. (Crédito: Jorge Sá).