Nonô Figueiredo volta a acelerar em Monza após 20 anos e leva o novo Porsche 911 GT3 Cup “991” acima de 260 km/h
O único treino livre para a etapa da Porsche Mobil 1 Supercup em Monza nesta sexta-feira marcou o retorno de Nonô Figueiredo para a mítica pista italiana após duas décadas.
Em 1993, como prêmio pelo título do Campeonato Brasileiro de Fórmula Uno no ano anterior, o atual recordista em largadas pela Stock Car (178) ganhou uma temporada no Campeonato Italiano de Fórmula 3. E foi morar justamente em Monza.
“Quando surgiu o convite para participar de uma etapa da Supercup, fiquei contente de poder realizar o projeto em Monza. É um lugar especial para mim e fico contente de voltar aqui”, declarou o piloto.
Hoje ele foi um dos competidores que mais voltas fizeram na pista que recebe o Grande Prêmio da Itália de F1 neste domingo. Nonô percorreu ao todo 21 giros e cravou sua melhor marca em 1min53s763. Ele foi o segundo mais veloz entre os três carros que a escuderia alemã Project 1 inscreveu para a etapa italiana do campeonato.
“Com só 45 minutos de pista, não é possível fazer grandes alterações no carro. Só algumas mudanças nas barras, calibragem dos pneus e um ou outro ajuste na aerodinâmica. Fomos para a pista com os dois sets de pneus usados na prova passada, de modo que teremos pneu zero para a tomada de tempo amanhã”, relatou o piloto do carro #16.
Nonô acrescentou que nos estudos da telemetria com os companheiros depois do treino, conseguiram identificar o ponto em que a performance pode ser mais aprimorada na prova de classificação.
“O carro está bom de reta, tão rápido quanto o dos meus companheiros. Isso é muito importante aqui em Monza”, frisou. Ele andou a cerca de 265 km/h no ponto de maior velocidade do circuito.
Nonô acrescentou ainda que poderia ter baixado em até meio segundo sua marca nesta sexta, mesmo com pneus gastos. “Não acertei bem as voltas mais rápidas, mas sei exatamente o que será preciso fazer na tomada. Então de pneu zero amanhã acho que posso surpreender. O dia aqui foi melhor que o resultado mostrou”, comentou sobre a 22ª posição.
A prova de classificação tem 30 minutos, intervalo no qual os pilotos ficam livres para ir à pista simultaneamente. Via de regra, eles realizam uma passagem pelos pits, para troca de pneus.
A participação do piloto brasileiro na corrida preliminar da Fórmula 1 neste final de semana transcende o aspecto esportivo. Além de voltar a competir em Monza, Nonô tem como missão acumular a maior quantidade de dados e referências possíveis sobre o Porsche 911 GT3 Cup versão “991”. O bólido da Supercup é o mesmo modelo que no ano que vem será usado na Porsche GT3 Cup Challenge no Brasil, série na qual o experiente competidor trabalha como piloto-consultor desde 2009.
Sétima etapa do campeonato 2013 da Porsche Mobil 1 Supercup, a corrida de Monza acontece neste domingo e será exibida para o Brasil pelo Sportv a partir das 11h15.