trabalhe conosco Área do Piloto Garanta Seu Ingresso

Mais Sul-Americana que nunca, Porsche GT3 Cup Challenge chega ao autódromo argentino de Termas de Río Hondo

A Porsche GT3 Cup Challenge desembarca no autódromo argentino de Termas de Río Hondo para quatro corridas neste fim de semana. Agora com o status de Campeonato Sul-Americano, o evento tem confirmados entre os 37 pilotos das categorias Cup e Challenge nada menos que seis representantes do Chile e da Argentina.

Palco de grandes eventos internacionais, como a etapa da MotoGP no país vizinho, a pista de Termas é a 13ª a receber os carros de corrida mais vendidos no mundo. Nos 12 anos da Porsche GT3 Cup Challenge, foram realizadas oito etapas internacionais, a última delas no Estoril em 2014. Os demais destinos no exterior foram: Buenos Aires, Barcelona e Algarve.

Entre os pilotos estrangeiros, os holofotes estão voltados para o argentino Esteban Gini na classe Cup e o chileno Gonzalo Huerta na Challenge. Gini espantou a categoria no ano passado ao vencer com autoridade com o Porsche geração “997” e agora se arrisca na categoria principal. Já Huerta –que vem promovendo corridas de Porsche no Chile– está na vice-liderança de sua categoria e vem acompanhado de dois compatriotas: Carlos Larrain e Bob Borowicz vão participar pela primeira vez do campeonato.

Outros dois argentinos encorpam o grid da Challenge, que terá 22 carros alinhando para sua primeira rodada dupla de 2016: Dario Giustozzi e Juan Manuel Freddi.

Esta é a segunda etapa de sprint do calendário, das seis jornadas com corridas curtas programadas para o ano (as demais três reuniões da Porsche GT3 Cup Challenge serão para provas de endurance).

Ao desafio da pista inédita, alguns pilotos terão pela frente o desafio de lidar pela primeira vez no ano com o lastro de êxito – carga variável entre 5 kg e 50 kg, distribuída aos competidores conforme sua pontuação nos campeonatos.

Este é um dos pontos de atenção mencionados pelo líder da classe Cup, o gaúcho Miguel Paludo, destaque na passagem da categoria por Curitiba com uma vitória e o total de 15 ultrapassagens nas duas provas.

Na segunda posição, o campeonato apresenta um tríplice empate, entre o bicampeão Ricardo Baptista, Edu Azevedo e Lico Kaesemodel –que estreia um novo layout, cromado, no Porsche #63.

Na Challenge, a liderança é de Cristiano Piquet, seguido por Huerta, Rodrigo Mello e Otávio Mesquita, que mostrou boa adaptação em seu retorno à categoria, com uma belíssima largada na corrida de abertura.

Campeão da classe Challenge Sport no ano passado e agora concorrendo apenas na geral, Daniel Corrêa vem em quinto. O maranhense faz na Argentina sua primeira corrida internacional com carros de competição e se inspirou em um vídeo da equipe Toro Rosso para aplicar técnicas de mentalização do traçado que facilitem sua adaptação.

Completam o top10 cinco representantes da divisão de entrada, liderados pelo estreante Eloi Khouri.

As provas da segunda etapa da Porsche GT3 Cup Challenge serão exibidas no domingo, 1º de maio, tanto pela Band quanto no Sportv 3. Na TV aberta vão para o ar às 13h, enquanto no cabo, às 19h30.

DECLARAÇÕES DOS PILOTOS

Expectativa é muito grande para andar em Termas. Procurei a corrida do MotoGP para ver o circuito e tudo mais. Estou muito motivado e não poderia estar em melhor fase, liderando o campeonato. Espero manter o ritmo e levar essa energia até o fim do ano. Quero repetir a performance do ano passado, quando consegui ser constante e rápido e me adaptar rápido à pista. Agora vai entrar o lastro e, a exemplo de 2015 quando andei todas com 40 kg ou mais, vamos ficar atentos com o acerto do carro e desgaste de pneus. Então agora começa a temporada em termos de ajuste fino do setup. O desgaste de pneus vai ser maior e o acerto precisa estar 100% porque o peso influencia muito, de 3 décimos a meio segundo mais lento. Estou muito feliz em correr na Argentina pela primeira vez e mal posso esperar o fim de semana

MIGUEL PALUDO, líder do campeonato com o #7 na classe Cup

Tenho certeza que a etapa de Termas será mais um sucesso da Porsche Cup. Não conheço a pista ainda, mas pelas imagens que assisti deu pra perceber que o autódromo é muito bonito e com ótima estrutura. Como o nível de pilotos está bem elevado acredito que quem se adaptar mais rapidamente ao traçado e acerto do carro pode levar vantagem. Espero conseguir dois bons resultados já que na última etapa acabei envolvido em dois incidentes deixando escapar a vitória em Curitiba. Minha intenção é continuar competitivo e tentar vencer para avançar na tabela de pontos!

PEDRO QUEIROLO, competidor do #13 da classe Cup

A última vez que corri na Argentina foi em 2013, em Buenos Aires com a GT. Conquistei o título sul-americano da categoria correndo lá. Por isso, para mim, voltar a correr por lá é um imenso prazer. Será minha segunda corrida na categoria e estou bastante empolgado também. Gostei muito do evento, da competição e do carro. Vejo que será uma grande temporada

MARCELO HAHN, estreante da categoria, com o #16 da classe Cup

Relembro 2005, quando fiz minha estreia na Porsche Cup e estou muito emocionado em retornar neste ano, já com a quarta posição na primeira corrida. Competir fora do Brasil sempre foi muito emocionante, é uma ideia incrível, que une os pilotos numa experiência muito especial. Ainda não conheço o autódromo de Termas de Río Hondo, mas tenho informações que além de uma excelente corrida, será um fim de semana excepcional. Este é o DNA das corridas da Porsche Cup: você vai, se diverte, conhece lugares espetaculares, as amizades se fortalecem e as disputas –sempre com muita ética, muita tranquilidade– acontecem dentro da pista (porque fora, é uma festa)

OTAVIO MESQUITA, piloto do #56 da classe Challenge

Correr internacionalmente pela Porsche é a realização de um sonho. Desde o anúncio da etapa em Termas de Río Hondo, tenho visto várias onboards de pilotos e estudado também por simulador. Com todos esses exercícios visuais, decorei o circuito e tenho feito o chamado ‘ensaio mental’, que consiste em andar na pista fazendo todos os movimentos de um carro de corrida –só que em pensamento. Isso me ajudou muito ano passado quando fui campeão da Challenge Sport, pois nunca havia andado em nenhuma das pistas

DANIEL CORRÊA, piloto do #69 da classe Challenge

Logo depois da nossa etapa de abertura, teve a corrida da MotoGP em Termas e fiz questão de ver para analisar o traçado. Estou muito motivado para competir na Argentina e conhecer mais um circuito internacional

CHRISTIAN GERMANO, piloto do #15 da classe Challenge

Cronograma da etapa 2:

Sexta-feira, 22 de abril:
10h – 10h30 – Treino opcional 1 – Challenge
10h45 – 11h30 – Clínica de pilotagem 1 – Cup e Challenge
11h45 – 12h15 – Treino opcional 1 – Cup
13h05 – 13h50 – Clínica de pilotagem 2 – Cup e Challenge
14h05 – 14h35 – Treino opcional 2 – Challenge
15h50 – 15h35 – Clínica de pilotagem 3 – Cup e Challenge
15h50 – 16h20 – Treino opcional 2 – Cup

Sábado, 23 de abril:
9h10 – 9h55 – Treino livre 1 – Challenge
10h25 – 11h10 – Treino livre 1 – Cup
12h40 – 12h50 – Classificação 1 – Challenge
12h55 – 13h05 – Classificação 2 – Challenge
14h10 – 14h25 – Classificação 1 – Cup
14h30 – 14h40 – Classificação Top10 – Cup
15h20 – 16h – Corrida 1 (25min + 1 volta) – Challenge
17h05 – 17h45 – Corrida 1 (25min + 1 volta) – Cup

Domingo, 24 de abril:
9h30 – 10h10 – Corrida 2 (25min + 1 volta) – Challenge
11h40 – 12h20 – Corrida 2 (25min + 1 volta) – Cup

PARCEIROS