Emoção de correr na preliminar da F1 une líder, veterano, novato e convidado na Porsche GT3 Challenge
Pedro Piquet era um garotinho de seis anos de idade quando Otávio Mesquita acelerou o carro #51 em Interlagos na primeira corrida da história da Porsche GT3 Cup Challenge em 2005. Neste final de semana, eles dois e outros 18 pilotos vão se encontrar no mesmo palco, todos motivados pela mesma emoção: disputar uma corrida dentro da programação oficial do GP Brasil de Fórmula 1.
Sétima etapa da temporada 2014, a prova da Porsche GT3 Challenge abre o principal evento do calendário do esporte a motor no Brasil neste domingo às 9h15 em Interlagos.
Além da acirrada disputa pela liderança do campeonato depois de 12 corridas, a prova tem como atração a estreia do jovem campeão da F3 Brasil diante da comunidade da maior categoria do automobilismo mundial. Aos 16 anos de idade, o filho do tricampeão mundial Nelson Piquet será o mais jovem piloto a competir nos dez anos de história da Porsche GT3 Cup Challenge.
“Estou muito animado. Adorei o carro quando testei em Curitiba, foi mais legal de pilotar que eu imaginava. A expectativa de andar junto com a Fórmula 1 no autódromo cheio de gente é enorme e espero ser competitivo”, afirmou Pedro. A prova da Porsche GT3 Challenge será sua segunda experiência com um carro de corrida em Interlagos. O autódromo paulistano é o único da temporada da F3 Brasil em que o piloto Autotrac não venceu nenhuma bateria em 2014. “É um grande desafio e vou encarar normalmente. Estou atento também para a previsão de chuva. Não quero atrapalhar o campeonato de ninguém, mas todo piloto entra na corrida pensando em vencer e não será diferente no meu caso”, frisou o piloto.
A mesma empolgação adolescente revelada pelo mais jovem piloto do clã Piquet é mencionada por Otávio Mesquita, vencedor da segunda prova da Porsche GT3 Challenge na primeira passagem da categoria por Interlagos em 2014, no mês de junho. “Correr na abertura da F1 é uma experiência única: você se sente um campeão por acelerar neste evento fantástico”, afirmou o competidor do carro #51. Ele chega ao autódromo paulistano credenciado como maior pontuador da última etapa no Velo Città, quando reduziu de 72 para 48 pontos sua diferença para o líder Fabio Alves.
Mesquita conta que foi na preliminar da F1 em 2009 que viveu sua maior emoção nas pistas, em corrida da Porsche GT3 Cup. Depois de fazer o nono tempo na tomada, o piloto do carro #51 foi visitar Felipe Massa no box da Ferrari. Naquele ano, o piloto da F1 se recuperava de um acidente no GP da Hungria e não correria no Brasil. “Ele me mostrou suas luvas e falou que me emprestaria para eu competir na Porsche. Pedi o par de presente, e o Felipe me falou que só se eu terminasse entre os seis. Era um desafio enorme, porque os adversários estavam mais rápidos que eu. Mas corri com este objetivo fixo e consegui terminar em quarto”, lembrou Otávio.
Outro que vai para a pista neste final de semana com uma meta clara é o vice-líder do campeonato, Kreis Jr, que em 2014 disputa sua primeira temporada na Porsche GT3 Challenge. O catarinense destacou “a oportunidade única que a Porsche me proporciona após 15 anos nas pistas” por andar antes da principal categoria do mundo.
“Espero trabalhar bem no acerto do carro nos treinos e largar na frente. A diferença para o Fabio Alves caiu para 12 pontos na etapa passada e agora estou pensando no campeonato. O Pedro Piquet mostrou muita capacidade em pouco tempo nas pistas na F3 e foi rápido com o Porsche em Curitiba, mas o enxergo como coadjuvante agora. Na minha cabeça, o foco será ganhar do Fabio Alves, do Otávio e do Ronaldo Kastropil”, disse o competidor do carro #71, citando os concorrentes mais próximos na tabela de classificação.
Também credenciado por uma vitória na passagem da categoria por Interlagos em junho deste ano, Fabio Alves encara a preliminar da F1 como uma oportunidade para voltar a abrir vantagem no topo da tabela de classificação. “A etapa passada no Velo Città trouxe um prejuízo significativo de pontos para mim com o acidente na segunda prova. Mas ainda estou na frente e espero permanecer. Na outra vez em Interlagos fiz duas poles, uma vitória e um segundo lugar, então o retrospecto me anima muito”, afirmou o dono do carro #63.
A partir desta sexta-feira, os carros vão à pista para o treino livre. A tomada de tempo acontece no sábado às 16h35, e a largada para a prova de 25 minutos mais uma volta, no domingo às 9h15.
Nesta etapa, como há apenas uma corrida prevista na programação da Porsche GT3 Challenge, não estão em jogo pontos na classe de entrada, a Challenge Sport.
Porsche GT3 Challenge – Classificação após seis etapas:
1. Fabio Alves 182 pontos
2. Kreis Jr. 170
3. Otávio Mesquita 134
4. Ronaldo Kastropil 122
5. Rodrigo Mello 81
6. Guto Oni 79
7. Edu Guedes 69
8. Tom Filho 63
9. Alex Silva 56
10. Rodolfo Toni 52
11. Caê Coelho 46
12. Marcello Sant’Anna 42
13. Marcelo Franco 40
14. Dú Rocha 40
15. Henrique Assunção 40
16. Christian Germano 38
17. Elias Azevedo 34
18. Marcello Sarcinella 33
19. Jorge Gomez 32
20. Alexandre Fantozzi 27
21. Marcio Basso 27
22. Renato Benedetto 26
23. Rodrigo Souza 25
24. Kiko Leão (POR) 17
25. André Marques 12
26. Paulo Costa (POR) 9
27. Ricardo Kastropil 9
28. Ramon Alcaraz 9
29. Neto Bolzan 6
30. Paulo Pomelli 6
31. Mayara Bianchi 4