Eloi Khouri aprende a andar em Interlagos para garantir nova pole na classe Challenge, agora com Diego Nunes
Eloi Khouri não escondeu o sorriso do rosto logo ao descer de seu carro nesta sexta-feira (1), no autódromo de Interlagos, em São Paulo (SP). Era apenas o fim da primeira parte da classificação da classe Challenge para a Porsche 500, mas o resultado obtido por ele praticamente garantia a pole position. Isso mesmo antes de seu companheiro Diego Nunes entrar na pista.
E o que Eloi esperava aconteceu. Diego manteve uma boa média do tempo, o que garantiu a primeira posição na classe.
“Me diverti. Acho que essa é a intenção também. Queria agradecer à toda equipe, aos engenheiros, à Movida e à Hero. Me esforcei bastante. Estou feliz”, festejou Eloi.
Pole position em Interlagos semanas atrás para a prova de Sprint, que fez parte do fim de semana da Fórmula 1, Eloi parece ter aprendido a andar no principal autódromo do país. Ele mesmo admitiu ter passado por dificuldades tempos atrás. Mas nada que não fosse resolvido após muito treino.
“Um tempo atrás, quando entrei na categoria, tinha muita dificuldade na parte do miolo aqui em Interlagos. Por isso, me dediquei cada vez mais a fazer o miolo, tanto no simulador como no carro. Aprendi que é uma coisa prazerosa. Minha alegria é muito grande, fizemos a pole na Fórmula 1. Vamos torcer para dar tudo certo na corrida, é uma prova longa. Não é questão de ser o mais rápido. Espero que tenhamos sorte neste sábado e que não chova. Vamos torcer para vencer essa. A prova de Endurance está escapando sempre pelos dedos”, avaliou.
Convidado para formar dupla com Eloi, Diego Nunes também comemorou muito o resultado. E deu todos os méritos ao companheiro:
“Nossa média foi muito boa. Como venho da Stock Car, tenho de carregar um peso absurdo. Então, é difícil ser competitivo. Graças ao Eloi (Khouri), nossa média foi boa. Agora, é concentrar na corrida e tentar levar essa”
Será que dessa vez sai a tão esperada vitória na Endurance Series? É aguardar para ver.
Os qualis
Grupo A
A primeira parte da classificação da classe Challenge teve um piloto dominante. Do início ao fim da atividade de dez minutos, Eloi Khouri não deu muitas chances aos principais adversários. E rodou volta mais rápida atrás de volta mais rápida.
Se logo no primeiro girou ele marcou 1m42s560, ele terminou a atividade quase dois segundos mais veloz. E assim foi o mais rápido de seu grupo, com 1m40s821. Foi o único a baixar de 1m41.
Com um grande desempenho, o vice-líder do campeonato Marcus Peres mostrou que vem com tudo para a disputa pelo título da Endurance Series. Ele terminou a atividade na segunda posição, com 1m41s598.
Em seguida, vieram: Rodrigo Mello e Laszlo Piquet, que faz sua estreia na Porsche Império GT3 Cup e em corridas de automóveis, já que ele disputa normalmente competições de moto.
Grupo B
No início da fase final da classificação da classe Challenge, Lucas Peres fez a melhor volta. Mas a marca na casa de 1m42 logo começou a ser batida pelos demais pilotos. Até que Alan Hellmeister, companheiro de Luca Seripieri, com quem lidera o campeonato, baixou para a casa de 1m40, com 1m40s526. Tal marca não seria mais batida por nenhum competidor.
A disputa passou a ser pelo segundo lugar no grupo e também pelas primeiras colocações na média. João Gonçalves, que forma o trio com Rodrigo Mello e Tom Filho, foi o segundo mais veloz, o que garantiu a segunda posição na classe.
Isso porque, o primeiro lugar já estava praticamente garantido para Eloi Khouri e Diego Nunes. Nunes teve trabalho apenas para manter a média do companheiro para garantir a pole – ele foi o quarto no Grupo B.
A segunda posição no grid na média ficou para o trio João Gonçalves, Tom Filho e Rodrigo Mello.
Declarações dos demais pilotos
“Gostei muito do meu tempo, é a melhor marca que já tive nessa pista de Interlagos. Mesmo nos primeiros treinos, já vinha bem com os pneus velhos. O carro está muito bom e rápido. Estamos com um acerto bom. Temos tudo para fazer uma corrida boa, sem se envolver em acidentes e quebras. Temos boas chances para o título”
Marcus Peres
“Estou animado, o carro está rápido, o time está entrosado. Fomos campeões ano passado pensando sempre na estratégia da corrida. Dessa vez, não tem dado muito certo, principalmente em Goiânia. O qualificatório foi bom, dentro do esperado. Temos de poupar mais o carro, não dá para abusar tanto. O foco está na corrida”
Rodrigo Mello
“Os treinos foram bons, treinei em Mogi Guaçu e Goiânia. Nunca tinha andado aqui. Vim evoluindo. No fim, a pista piorou, mas consegui baixar dois décimos. É muito bacana, diferente das motos, não estou mais acostumado a colocar cinto. Queria agradecer ao Dener Pires e à Michelin”
Laszlo Piquet
“Foi uma volta excepcional. Errei a marcha na Descida do Lago, mas comecei a tomar coragem e sentei o pé no Mergulho, e isso fez diferença. Foi excelente”
Rouman Ziemkiewicz
“Para evitar tráfego, virei no fim, mas encaixou no que seria a terceira volta do pneu. Não tinha muita noção do tempo, mas resolvi arriscar. Confesso que não esperava esse tempo. Baixou muito, foi bem legal”
João Gonçalves
“A classificação foi boa para a gente. Sempre queremos ficar com a pole position, mas sabíamos que nossa situação não seria fácil. Estamos bem parecidos com Goiânia. Tem uma dupla muito forte, que é o Eloi Khouri e o Diego Nunes, sem desmerecer os outros e me incluo nesses outros. Vai ser uma corrida muito forte. É não fazer conta, acelerar e tentar ganhar. Esse é o segredo”
Alan Hellmeister