Cascavel é a nova pista do calendário da Porsche GT3 Cup Challenge
Pela primeira vez em sua década de história, a Porsche GT3 Cup Challenge Brasil vai correr em Cascavel. Reformado em 2012, o Autódromo Zilmar Beux é conhecido por um dos traçados mais rápidos e desafiadores do Brasil. Sua marca registrada é a mítica curva 1, o “Bacião”. É uma curva à esquerda em descida e com raio longo, cujo layout remete à Parabolica do circuito italiano de Monza ou à Peraltada do autódromo Hermanos Rodriguez, no México.
“A pista de Cascavel representa um grande desafio para os pilotos da Porsche GT3 Cup Challenge”, aponta o piloto consultor da categoria, Nonô Figueiredo, que ontem venceu pela primeira vez no Campeonato Brasileiro de Marcas com um carro de sua própria equipe.
“Tem a Curva 1, que permite várias trajetórias, e outras curvas rápidas, com subidas e descidas interessantes. A velocidade média é mais elevada. Mas acredito que os pilotos não terão problemas, pois a Porsche Cup já andou por exemplo no Algarve, uma pista que considero mais difícil que Cascavel. A cidade é tradicional no cenário do automobilismo nacional, com um público que conhece de corrida”, acrescentou Nonô, quinto colocado pela Stock Car em 2012, quando a praça do oeste paranaense voltou a receber a categoria após um hiato de duas décadas.
Entre os pilotos, é grande a expectativa por competir na pista onde a Stock Car apresentou as maiores médias de velocidade nos últimos três anos (sem considerar o anel externo de Brasília).
“A perspectiva de correr em Cascavel é muito boa. A pista ficou muito legal com a reforma e depois teremos Goiânia também. Então acho que será um desafio muito interessante para todos”, comentou Maurizio Billi, décimo colocado na classificação geral da Porsche GT3 Cup e líder na Cup Master.
Promotor da categoria desde seu nascimento em 2005, Dener Pires esteve em Cascavel na semana passada para inspecionar o autódromo. “Além das qualidades do traçado, estamos falando de uma cidade de enorme tradição no automobilismo brasileiro, com torcedores realmente apaixonados por velocidade. Não por acaso, abriremos esta etapa para o público.”
A Porsche GT3 Cup Challenge Brasil realizou mais de 150 corridas e passou por dez autódromos no Brasil, Argentina, Portugal e Espanha em seus dez anos de história. Cascavel será o 11º autódromo diferente a receber a categoria, no dia 23 de maio.
Calendário – Porsche GT3 Cup Challenge
23.mai – Cascavel
27.jun – Velo Città
8.ago – Interlagos
19.set – Goiânia
24.out – Curitiba
15.nov – Interlagos
28.nov – Interlagos