Brigas acirradas e quatro estreantes em Jacarepaguá
O autódromo Nelson Piquet, em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, será neste final de semana o palco da sexta etapa do Porsche GT3 Cup Challenge Brasil. As provas deste sábado (17 de setembro) serão decisivas para os pilotos das duas categorias, Cup e Challenge, que entram na reta final do campeonato com a luta pelo título completamente indefinida.
Na categoria Cup, o líder Constantino Júnior vê Ricardo Baptista e Clemente Lunardi, vencedores das provas anteriores realizadas em agosto em Curitiba, tomarem o lugar do contundido Ricardo Rosset como mais perigosos adversários. Tanto Baptista, campeão da categoria em 2007, quanto Lunardi, vice nesse mesmo ano, descontaram parte da distância que os separava da liderança com os resultados de Curitiba. Rosset, por sua vez, se recupera de uma fratura na clavícula, resultante de um tombo de bicicleta.
A prova da Challenge terá muitas atrações, com três pilotos lutando diretamente pelo título e quatro estreantes no grid. Sylvio de Barros lidera o campeonato com 81 pontos, seguido por Fernando Barci (73) e Gui Affonso (68). As atividades de pista começarão nesta quinta-feira, com a realização de treinos livres.
Os três líderes do campeonato somam cinco vitórias na temporada. Barci e Gilberto Farah (sexto colocado no campeonato) são, por enquanto, os únicos que venceram duas vezes. Da lista de potenciais novos vencedores, Carlos Ambrósio (quarto na pontuação) e Eduardo Azevedo (quinto) são os mais bem colocados na tabela. Nenhum deles, entretanto, tem chances matemáticas de alcançar a liderança do campeonato nesta etapa do Rio de Janeiro.
Extremamente competitiva, a Challenge terá no Rio atrações extras além da disputa imprevisível pela vitória. Nada menos que quatro estreantes estarão no grid neste sábado – dois paulistas, Joca Silveira e Ricardo Ricca, e dois cariocas, Ipe Ferraiolo e Kid Aranha. Silveira, 25 anos, disputou provas de kart e do Porsche Club do Brasil. Segue os passos do pai, Carlos Silveira, que disputa a Challenge desde o ano passado. Ricca, 38, disputou provas de GT com carros como Maserati e Lamborghini e faz sua estreia com os Porsche. Ferraiolo também correu de kart e conhece bem o autódromo de Jacarepaguá graças às disputas de Track Days, com carros de rua preparados. Aranha também tem experiência de pista, adquirida em provas de turismo, Track Days e eventos como os do Porsche Club.