Aclamação: pilotos da Porsche GT3 Cup Challenge aprovam Cascavel por unanimidade
Sobraram elogios no primeiro dia de atividade da Porsche GT3 Cup Challenge em Cascavel. Quem desconhecia a pista ficou encantado com o traçado, enquanto aquele que provavelmente é o maior especialista nos 3.058 metros do Autódromo Zilmar Beux acelerou pela primeira vez um carro da categoria e definiu a experiência como “incrível”.
Pilotos que pela primeira vez tiveram contato com o desafiador traçado vibraram com a mesma ênfase que Pedro Muffato, maior expoente da cidade do oeste paranaense nas pistas, manifestou depois de experimentar um bólido da classe Challenge.
“Eu andava forte e ainda sobrava espaço nas curvas. É uma experiência incrível acelerar um carro desse. Nunca tinha andado com o câmbio sequencial, é uma delícia. A maior facilidade para guiar, o contorno de curva incrível, faz com uma estabilidade impressionante. Percorri as curvas achando que estava no limite e ainda sobrava espaço”, afirmou o multicampeão, de 74 anos de idade e 49 de automobilismo, que aprovou com louvor o Porsche de competição (na mesma medida em que os pilotos enalteceram a pista).
Com a palavra Dener Pires, promotor da Porsche GT3 Cup Challenge: “A avaliação de Cascavel é muito boa, desde o primeiro shakedown de quarta-feira. Todos que treinaram hoje elogiaram, foi unânime a aprovação da pista”.
Com efeito, os pilotos que realizaram a clínica de pilotagem e os treinos opcionais saíram eufóricos dos seus carros nesta quinta-feira.
“Tem que tirar o pé do freio o mais rápido possível e apertar o acelerador.
Gostei bastante da pista, muito rápida e desafia bastante o piloto. Tem que acreditar no carro e meter o pé embaixo. Gostei bastante”, disse Marcio Basso, competidor do carro #2 da classe Cup. Mais sucinto, o gaúcho Vitor Scheid, do carro #2 da classe Challenge, foi na mesma linha: “Na dúvida, a pedida aqui é acelerar.”
Um dos remanescentes da primeira prova da Porsche GT3 Cup Challenge, há uma década, Marcel Visconde se disse lisonjeado por pilotar no 11º circuito diferente na história da categoria. “Fico contente em fazer parte da estatística de novas pistas, porque devo ter corrido em todas elas. Desde a primeira formação do grid até o momento, tenho sido um aluno assíduo”, disse o dono do carro #15 da classe Cup. “Ainda não chegamos no limite do carro, mas a pista é muito agradável do ponto de vista de pilotagem. Tem algumas ondulações importantes, mas é questão de adaptar”, observou.
De fato, os pilotos reportaram alguns bumps no asfalto, condição percebida como mais um traço da forte personalidade da pista.
“As freadas aqui têm bastante ondulação, e o Porsche se acomodou bem. Quando chegar no limite, durante o final de semana, será um ponto delicado para os pilotos”, frisou Dener Pires. “O carro mais uma vez mostra sua versatilidade e capacidade: seja pista de alta, baixa, circuito de rua, ondulado etc. Vamos avaliar melhor na parte competitiva de fato, com os treinos oficiais e a classificação, quando os pilotos precisam daqueles três décimos a mais. Estou muito ansioso para ver o desenrolar de sexta-feira.”
Protagonista de uma das disputas mais aguerridas da temporada da Challenge e que lhe valeu a vitória na divisão de entrada (Challenge Sport) em Curitiba, Rodrigo Mello destacou o fato de Cascavel representar uma novidade para todos. “Como ninguém conhece a pista direito, vai contar muito quem conseguir absorver melhor os treinos. O traçado é bem interessante. Tem seus pontos de atenção, com risco de sair de traseira na saída da curva 0 e entrada da reta oposta. Tem que acreditar bastante na aderência do carro, que é fantástico”, afirmou o piloto do carro #29.
Gui Affonso, que retorna nesta etapa após ausência por compromisso familiares na passagem da Porsche GT3 Cup Challenge pelo Velo Città no mês passado, também destacou a oportunidade de desbravar uma nova pista. “Acho fantástico chegar a um circuito novo: é mais ou menos como embaralhar as cartas e distribuir de novo”, comentou o piloto do carro #4 da classe Cup. “A pista nova é um grande desafio. Teremos três dias incríveis em Cascavel.”
As atividades do segundo dia têm início às 10h desta sexta-feira. Além de um par de treinos opcionais de cada classe, estão programados mais dois treinos livres. As duas classificações acontecem à tarde. As corridas serão realizadas no sábado, a partir das 10h. O livetiming da categoria acompanha a programação a partir dos treinos livres de sexta. O portal Terra exibe a jornada de sábado ao vivo. Band e Sportv mostram as corridas em VT.
Programação – Etapa 2:
Sexta-feira, 22 de maio
10h – 10h30 – Treino Opcional 1 – Cup
10h35 – 10h55 – Treino Opcional 1 Parte A – Challenge
11h05 – 11h25 – Treino Opcional 1 Parte B – Challenge
11h30 – 12h – Treino Opcional 2 – Cup
12h15 – 12h50 – Briefing – Cup + Challenge
13h15 – 13h35 – Treino livre 1 Parte A – Challenge
13h45 – 14h05 – Treino livre 1 Parte B – Challenge
14h10 – 14h55 – Treino livre 1 – Cup
15h – 15h20 – Treino livre 2 Parte A – Challenge
15h30 – 15h50 – Treino livre 2 Parte B – Challenge
16h30 -16h45 – Treino Clasificatório – Cup
16h50 – 17h – Treino Classificatório Top 10 – Cup
17h10 – 17h20 – Treino Classificatório Grupo A – Challenge
17h35 – 17h45 – Treino Classificatório Grupo B – Challenge
Sábado, 23 de maio:
10h – 10h40 – Corrida 1 (25 min + 1 volta) Grupo B – Challenge
11h – 11h40 – Corrida 1 (25 min + 1 volta) – Cup
12h20 – 13h – Corrida 2 (25 min + 1 volta) Grupo A – Challenge
13h15 – 13h45 – Visitação de Box
13h30 – 14h15 – Porsche Experience
14h15 – 14h55 – Corrida 2 (25 min + 1 volta) – Cup