Pedro Aguiar e Marçal Muller ganham os troféus Mobil™ de pole-position na Porsche Carrera Cup em Interlagos
Entrega é feita em ação promocional de incentivo e reconhecimento à participação feminina no cenário automotivo em parceria com a Bosch
Pela primeira vez em 2024 a Porsche Carrera Cup distribuiu dois troféus Mobil™ de pole-position. Com o campeonato na reta final, não acontecem mais grids invertidos nas corridas 2 e as duas provas do fim de semana distribuem pontuação completa, com as ordens de largada definidas em tomadas de tempo separadas. Pedro Aguiar cravou sua primeira pole do ano, válida para a corrida deste sábado. O #20 cravou 1:36.361 em sua melhor passagem no Q1.
No Q2 Marçal Muller mostrou toda sua capacidade com o Porsche #544. Ele foi o primeiro piloto do grid a repetir uma pole em 2024 e, catapultado pela melhor volta do fim de semana, puxará o pelotão na prova de domingo. Muller estabeleceu 1:35.975 e foi o único piloto do grid abaixo da marca de 1:36 no fim de semana. Esta é sua 17ª pole na Porsche Cup.
O troféu Mobil™ foi entregue aos pilotos por um grupo de convidadas especiais, da Bosch, no marco de uma ação promocional de incentivo à participação feminina no universo automotivo promovida pela fornecedora oficial de lubrificantes da Porsche Cup e sua parceira.
Ao longo de décadas, a Bosch identificou muitas mulheres trabalhando em postos-chave de sua rede de centros automotivos e agora, no marco da promoção da única equipe 100% feminina do automobilismo nacional com os Lubrificantes Mobil™, desenhou a estratégia conjunta de ativação desse público.
A Mobil™ levou a Interlagos profissionais de destaque nos centros automotivos Bosch, todas mulheres. Além de uma delas ter entregue o troféu aos poles, o grupo foi recebido pelas pilotas Antonella Bassani e Leticia Bufoni e pode interagir com as mecânicas e engenheiras das equipes 100% femininas que atendem às duas mulheres no grid da categoria.
Q1
Com céu nublado e sob constante ameaça da tradicional garoa em Interlagos, a pista foi aberta com a primeira sessão da Carrera Rookie, com temperatura ambiente de 17,3ºC e 15,8ºC no asfalto de Interlagos.
Após um par de voltas de aquecimento, os carros começaram a registrar tempos competitivos. Gustavo Farah, Gustavo Zanon e Israel Salmen se alternaram no topo da tabela de tempos. Depois Bruno Campos também estabeleceu boas voltas. Quando a quadriculada foi acionada, a liderança coube a Salmen, com margem de 0.008s sobre Campos. Zanon ficou em terceiro, distante apenas 0.124s do tempo de Salmen, o pole na divisão de entrada.
A Carrera Sport entrou na pista a seguir e logo foi acionada bandeira amarela no segundo setor, para resgate de um carro parado na área de escape da curva do Lago.
Com a pista liberada, a 2 minutos do acionamento da quadriculada, Carlos Campos assumiu a liderança. A seguir foi desbancado por Francisco Horta e este por Lineu Pires.
Pires baixou mais ainda sua marca, anotando 1:37.033, para ser pole na Sport. Nelson Monteiro e Rouman Ziemkiewicz completaram o grupo dos três primeiros.
Quando os carros da Carrera Cup foram para pista, a umidade era mais alta que no início da sessão. Líder do campeonato, Miguel Paludo recorreu ao carro reserva para o quali.
Alceu Feldmann e Pedro Aguiar foram os primeiros a anotar bons tempos de volta.
A menos de 2 minutos da bandeirada, Aguiar cravou 1:36.331, para assumir a liderança. Logo Marçal Muller também entrou na casa de 1:36, mas ficou a 0.208s do tempo do #20.
Paludo tomou a bandeirada apenas em 14º.
Aguiar confirmou a pole e larga ao lado de Muller. Chris Hahn e Lineu Pires partem na segunda fila, nesta ordem. Alceu Feldmann completou o top5. Terceiro colocado na tabela de pontos, Werner Neugebauer parte em sétimo.
Foi a primeira pole do #20 em 2024 e a terceira de sua carreira com os carros de competição mais produzidos no mundo.
Q2
Às 10h foi aberta a pista para a segunda sessão da classe Rookie, com o mesmo panorama de umidade e temperaturas da primeira sessão. Eduardo Menossi abriu o trabalho na liderança, seguido por Salmen e Farah. Logo Zanon e Bruno Campos entraram na disputa, com bastante alternância no topo da tela de cronometragem.
Campos abriu a volta da bandeirada na liderança. Menossi tentou dar a resposta, mas acabou pegando tráfego e não fechou a volta bem. Mas Campos tinha ainda algo no bolso do macacão e baixou mais um décimo na última tentativa, cravando 1:37.226. Menossi ficou com o segundo tempo na classe, com Salmen em terceiro.
A dois minutos da bandeirada, os carros da classe Sport foram baixando a marca de Campos. Peter Ferter, Raijan Mascarello, e Georgios Frangulis anotaram seus tempos. Então Lineu Pires e Francisco Horta assumiram as duas primeiras posições, nesta ordem. A bandeira vermelha então foi acionada após contato de um carro com a barreira interna de proteção na tomada da curva do Lago. Restava 1:19s no cronômetro regressivo, então a direção de prova determinou reabertura da pista com 3 minutos restando, para todos terem chances de abrir uma volta rápida com segurança.
Após a derradeira tentativa de todos, Pires confirmou mais uma pole na Sport, com 1:36.787. Horta e Ferter completaram o top3, à frente de Frangulis e Mascarello.
Como no Q1, o primeiro da classificação geral a anotar uma volta competitiva foi Feldmann. Então a dois minutos da bandeira Muller cravou 1:36.152, o melhor tempo do fim de semana até aquele momento. Hahn e Paludo vinham imediatamente a seguir.
Na passagem seguinte, Muller inaugurou a casa de 1:35, livrando 0.352 de vantagem para Hahn. Ele teria ainda uma tentativa na volta da bandeirada.
Paludo então desbancou Hahn pelo segundo lugar.
Muller nem sequer precisou da volta final para chegar a sua segunda pole no ano. Ele é o primeiro competidor da Carrera Cup a repetir a conquista da posição de honra e sai ao lado de Paludo.
Hahn e Neugebauer fazem a segunda fila, com o competidor do #8 estabelecendo rigorosamente o mesmo tempo de Aguiar, 1:36.539. O desempate em favor de Werner se deve ao fato de ter feito sua volta antes de Aguiar.
O que eles disseram
“Muita dedicação com certeza, muitas horas de simulador em casa. Fiquei dois dias treinando quase o tempo todo depois de uma viagem de trabalho. Quero agradecer aos torcedores e aos meus patrocinadores e vamos trabalhar para conseguir outro troféu Mobil™ de pole position no próximo quali.”
Pedro Aguiar
“A equipe conseguiu me entregar um ótimo carro e eu consegui fechar bem os setores. Ainda sim não encaixei a melhor volta possível, tinha um pouco mais para extrair do carro. Estou feliz em sair da primeira fila nas duas provas e poder brigar pelas duas vitórias e chegar com mais chances de brigar pelo campeonato na Fórmula 1.
Fazia tempo que não cravava a pole, mas sempre estive na briga entre os quatro primeiros colocados e isso beneficiou a briga pelo título. Fico feliz por chegar em um momento decisivo da temporada em boas condições de brigar pela pole e pelo título da temporada.”
Marçal Muller