Nicolas Costa estreia no Velocitta com pole na Carrera Cup
O líder liderou no segundo quali de 2023. Nicolas Costa, estreante no Velocitta, repetiu a pole da primeira etapa e vai largar da posição de honra a primeira corrida da Carrera Cup neste sábado (15).
O competidor do carro #999 se adaptou bem ao carro com 50 kg de lastro pela liderança no campeonato e achou o melhor caminho em um treino que começou com a pista molhada e terminou com piso seco. A seu lado larga Werner Neugebauer.
Nas classes Sport e Rookie, as poles ficaram, respectivamente com Lucas Salles e Paulo Sousa, sendo que os cinco primeiros colocados no grid fecharam o Q2 separados por apenas meio segundo.
Os pilotos da classe Rookie abriram a pista, com a direção de prova determinando o uso de pneus Michelin para piso molhado.
Paulo Sousa foi o mais rápido em sua primeira tentativa. Na metade da sessão, Bruno Campos assumiu o primeiro lugar, mas o #25 deu o troco na volta seguinte. Gustavo Farah ficou em terceiro na sessão, a 1.4s do tempo de Sousa.
Logo que foi aberta a pista para os pilotos da Sport, Nelson Marcondes partiu para a pista.
Havia risco de a garoa apertar, deteriorando a condição de aderência na pista.
Lucas Salles encaixou uma volta precisa, assumindo a liderança com quase 1s de vantagem sobre Georgios Frangulis. A cinco minutos da bandeirada, Lineu Pires subiu para o segundo lugar. Franco Giaffone era quarto e Rouman Ziemkiewicz vinha em quinto.
Nos minutos finais da sessão, um trilho mais seco na trajetória ideal da pista começou a se formar e Raijan Mascarello veio determinado a melhorar sua terceira posição. Mas ele acabou perdendo tempo no segundo setor da pista, e fechou a sessão atrás de Salles e Lineu Pires. Frangulis e Ziemkiewicz completaram o top5.
No terceiro grupo do Q1 ficou liberado pela direção de prova a escolha dos pneus a critério das equipes. Equipado com slicks, Werner Neugebauer pulverizou a marca anterior em mais de 3s e assumiu a liderança. Miguel Paludo foi mais veloz no giro seguinte. Mas Neugebauer encaixou dois dos três trechos roxos na tela de cronometragem e entrou na casa de 1:29.
Nicolas Costa entrou mostrou as caras, batendo o tempo de Neugebauer por 0.014. O #8 novamente deu o troco, registrando 1:29.195.
Avançaram para a disputa da pole Neugebauer, Costa, Paludo, Alceu Feldmann, Marçal Müller, Rodrigo Mello, Sales, Pires, Mascarello e Frangulis.
Na fase final do treino, a pista foi aberta com 30ºC de temperatura e os carros foram todos equipados com novos jogos de pneus Michelin para piso seco. Os primeiros cinco minutos da sessão decisiva foram dedicados ao aquecimento dos pneus. Quando os competidores aceleraram de fato, Paludo cravou uma volta na casa de 1:29, que foi superada por Neugebauer e Costa. Mas o #7 a seguir estabeleceu 1:28.596, assumindo a pole provisoriamente.
Costa respondeu com 1:28.417. Werner foi 0.100 mais lento, mas também superou a marca de Paludo. Na sequência Muller subiu para terceiro lugar, à frente de Paludo. Em quinto, Lucas Salles ficou com a pole na divisão Sport.
O que eles disseram:
“Estou sem palavras! Não estou acreditando nessa pole. No café da manhã meu objetivo era estar dentro do top5, não esperava mesmo a pole. Fui entendendo a pista que eu não conhecia e entre as duas saídas me dei muito bem com ela, onde freiar, onde acelerar e consegui me acertar muito aqui, ainda mais por levar o lastro de 50 quilos no carro. Estou emocionado!”
Nicolas Costa
“Foi difícil pois o começo do quali a pista estava molhada e de pneu de chuva, na segunda parte secando e de slick, o que muda bastante a guiada do carro. Não tínhamos feito ainda a saída de slick no treino, me surpreendi com o resultado e consegui a pole da Sport.”
Lucas Salles
“Muito contente com o resultado, ontem não consegui treinar por conta da chuva, mas hoje deu tudo certo! É uma pista que eu conheço bastante, então foi legal. Costumo andar bem na chuva, foi bem legal. Estava com a pole engasgada desde a primeira etapa. Liderei as duas corridas em Interlagos e não consegui concretizar e agora ela veio. Daqui até o final do ano vai ser assim!”
Paulo Sousa