Punições pós prova alteram o resultado da etapa final em São Paulo, mudando carro vencedor na Carrera Sport
A longa intervenção do safety-car na parte final da corrida de 500 km que marcou o encerramento da temporada 2022 da Porsche Cup C6 Bank Mastercard, aliada à informação que circulou pelos pits dando conta da possível interrupção da prova na volta 88 (75% da distância regulamentar) embaralhou a estratégia de inúmeras equipes no sábado.
Como consequência, muitos deixaram de observar o limite mínimo de voltas de cada competidor estipulado no regulamento do Endurance Challenge.
Cerca de duas horas e meia após a bandeirada quadriculada, as autoridades desportivas anunciaram 16 punições, com acréscimo de tempos variando entre 5s e 165s, a depender de cada caso. Consequentemente, o resultado de pista foi alterado.
Não houve mudança na vitória da dupla do carro #26, formada por Chris Hahn e Diego Nunes, nem no triunfo do #34, de Ricardo Fontanari, Matheus Iorio e Christian Fittipaldi na classe Challenge, tampouco em nenhum dos oito títulos cuja premiação aconteceu após a corrida.
O impacto mais relevante na ordem de chegada após a avaliação dos comissários foi a mudança das três últimas posições do pódio geral. Com as punições aplicadas aos carros #70, #17 e #80, atrás da dupla campeã no geral e do carro #73, de Adroaldo Weisheimer e Enzo Elias (campeões na Carrera Rookie), terminaram os carros #80, #88 e #888. Consequentemente, o trio formado por Rouman Ziemkiewicz, Gabriel Casagrande e Renan Pizii foi declarado vencedor na subcategoria Carrera Sport.
Confira a seguir o resultado final, após a deliberação dos comissários da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo)
Resultado (sujeito à confirmação dos comissários):
Endurance Challenge – 500 km Interlagos
- #26 Christian Hahn e Diego Nunes 4:30:35.232
- #73 Adroaldo Weisheimer e Enzo Elias** +2.581
- #80 Rouman Ziemkiewicz, Gabriel Casagrande e Renan Pizii* +18.006
- #88 Georgios Frangulis e Cesar Ramos* +33.634
- #888 Lineu Pires, Beto Gresse e Vitor Meira** +31.852
- #77 Francisco Horta, William Freire e Pedro Aguiar* +29.891
- #17 Leonardo Sanchez, Átila Abreu e Marçal Muller** +47.195
- #99 Jeff Giassi e Nicolas Costa +48.323
- #116 Marcelo Hahn e Allam Khodair* +1:04.378
- #70 Lucas Salles, Rafael Suzuki e Fran Lara* +2:02.064
- #7 Miguel Paludo e Dennis Dirani -1 volta
- 1 #8 Werner Neugebauer e Ricardo Zonta -1 volta
- #33 Bruno Campos, Giuliano Losacco e Ricardo Maurício** -1 volta
- #87 Nelson Monteiro, Alan Hellmeister e JP Mauro** -1 volta
- #121 João Barbosa e João Gonçalves** -2 voltas
- #3 Franco Giaffone e Rubens Barrichello* -2 voltas
- #85 Eduardo Menossi, Pedro Boesel e Sergio Sette Câmara* -2 voltas
- #34 Ricardo Fontanari, Matheus Iorio e Christian Fittipaldi -2 voltas
- #25 Paulo Sousa, Bia Figueiredo e Galid Osman** -2 voltas
- #44 Gustavo Farah e Sebastian Moreno** -2 voltas
- #9 Edu Guedes, Carlos Ambrósio e Caio Collet** -2 voltas
- #199 Nelson Marcondes e Renan Guerra -3 voltas
- #777 Josimar Junior e Sergio Ramalho* -3 voltas
- #555 Ayman Darwich e Sergio Jimenez -3 voltas
- #66 Sadak Leite e Fabio Carbone** -4 voltas
- #14 André Gaidzinski, Nasser Aboultaif e Gabriel Robe** -4 voltas
- #145 Carlos Renaux, Luiz Razia e Pedro Costa -4 voltas
- #74 Piero Cifali e André Bragantini Junior** -5 voltas
- #1 Alceu Feldmann e Guilherme Salas -5 voltas
- #002 Junior Dinardi e Yuri Alves** -6 voltas
*Sport
**Rookie
Em itálico, classe Challenge