Perfil do Piloto: Renan Pizii – Uma história de quadrinhos no automobilismo
A história de Renan Pizii com automobilismo começou como a de muitas pessoas que viveram na sua geração: aos domingos, assistindo Ayrton Senna acelerando na Fórmula 1. A relação de Renan com Senna foi curta, o piloto tinha apenas 9 anos quando o grande herói partiu naquele fim de semana de 1º de maio.
De família apaixonada por esportes, Renan tentou de tudo quando era jovem: futebol, basquete… mas, sua grande paixão sempre foi o automobilismo. Começou tarde, aos 14 anos, nos anos 2000, em uma bateria de indoor, com nomes que nos acostumaríamos a ver com frequência nas pistas do Brasil. Rafael Suzuki, atual piloto da Stock Car, comemorava seu aniversário no mesmo kartódromo. Renan participou daquela mesma bateria e andou entre os ponteiros, terminando na segunda posição a corrida.
“Foi meu primeiro contato com o kart, andei na bateria de aniversário do Suzuki, se não me engano até o Átila Abreu estava por lá. Quando acabou a bateria e vi que tinha terminado em segundo, o pai do Suzuki foi até meu pai e disse que eu tinha talento e que deveria correr.”
Mas, quem foi atrás do sonho de correr foi Renan. Após achar um anúncio da Sagui Competições, entrou em contato com a promotora e fez alguns treinos de kart.
“O Sagui achou que depois desses treinos deveria fazer uma corrida. Parti sem pretensões, mantive a pole até a última volta correndo com novatos e só perdi na última passagem, largando de segundo e terminando a prova no pódio. Foi aí que o mosquitinho da velocidade me picou.” Partiu então para as competições no kartismo. Em 2001, Paulista de Light Kart e em 2002 no Paulista de Kart.
Conquistando títulos no Paulista e vice-campeão brasileiro da modalidade, Renan sentiu que era hora da mudança. Já batendo os 16 anos, partiu para os campeonatos de Fórmula Ford. Na época em que andou na categoria, enfrentou mais alguns nomes consagrados das pistas brasileiras. Galid Osman, Paulo Salustiano, Bia Figueiredo, Carlos Iaconelli e Nelson Merlo. Uma outra figura conhecida da Porsche Cup também acelerou nos fórmulas na mesma época que Pizii, Enzo Morrone, chefe de engenharia da categoria competiu contra o piloto do #16.
Participou do certame por dois anos, disputando o título geral na segunda temporada e sagrando campeão entre os novatos na primeira. Porém, a carreira nas pistas teve um fim abrupto ao fim do ano de 2004. Mas, o sonho de voltar a acelerar nunca morreu e aquela chama da velocidade permaneceu acesa no coração do agora empresário Renan Pizii.
Desde a época que ainda corria, Renan já comprava miniaturas e action figures e revendia aos amigos. Foi então que começou a montar seu império do mundo geek, com a criação da Iron Studios, empresa que estampa em seu carro hoje.
Por 16 anos, Renan se manteve fora das pistas pensando em sua volta e construindo seu patrimônio e legado fora das pistas.
Foi quando, em 2020, em um encontro com amigos, conheceu Dener Pires. O assunto logo chegou no automobilismo e Dener trouxe o convite para Renan de fazer um treino nos carros de competição mais produzidos do planeta.
Começou treinando nos 3.8, mas não se sentiu tão à vontade na primeira geração do 991. Passou então para a segunda geração e a chama voltou com tudo.
“Fiz o treino e me adaptei muito bem ao 991.2! Não tinha passado pela minha cabeça voltar a correr naquele momento, mas o Dener insistiu que eu fizesse a corrida seguinte em Interlagos. Já entrei direto na Carrera Sport, fiz a Pole e venci as duas corridas daquele fim de semana! Ali confirmei que andaria o resto daquela temporada e 2021.”
Em seu segundo ano completo, Renan tem sido um dos mais comentados pilotos do grid. Uniu de forma maestral sua paixão pela velocidade com os negócios e usou da Porsche Cup como um grande chamariz para promover a Iron Studios.
Em 2020 trouxe o Spoiler Car, com diversos spoilers dos novos lançamentos da empresa, que seriam anunciados na Comic Com daquele mesmo mês. Em 2021 lançou sua lanchonete temática do universo Jurassic Park com um layout especial no #16. No mesmo ano homenageou dois dos maiores pilotos que já passaram por Interlagos, Ayrton Senna e Alain Prost, na etapa que abriu o Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1.
Já em 2022, a bordo do 992, Renan novamente inovou, trouxe vida aos dinossauros novamente com a promoção de lançamento do novo longa da saga Jurassic World.
“É muito legal poder fazer essas ativações, geralmente elas são casadas com ações fora da pista, como lançamento das miniaturas ou celebrando novas parcerias. É uma forma importante de ativar nossos produtos e de uma forma descontraída”.
Renan já avisou que tem mais novidades vindo por aí, porém sem spoilers permitidos! O carro #16 ainda aparecerá com novos visuais na temporada de 2022.
Disputando a categoria Geral da Carrera Cup, Renan foca no sonho de ser campeão entre os principais pilotos do grid da Porsche Cup, além de mirar no horizonte uma participação na principal competição de Porsches no mundo, a Supercup: “Sonho em correr a Supercup de forma competitiva, em traçados icônicos como Mônaco e Spa-Francorchamps”.