Marcel Coletta vence as duas da Carrera Cup 4.0 no Velo Cittá, enquanto Sylvio de Barros domina na GT3 Cup 4.0
Com resultados, Marcel Coletta quase triplica sua pontuação no campeonato, chegando ao sétimo posto geral. Já na GT3 Cup 4.0, Sylvio retorna à disputa do título com etapa perfeita
Corrida 1
Na primeira prova da Carrera Cup 4.0, Marcel Coletta largou muito bem e ultrapassou por fora o pole position Marçal Müller, enquanto Vitor Baptista também levou a melhor sobre Werner Neugebauer, que caiu de terceiro para quinto na primeira volta. No entanto, Neugebauer se recuperou na abertura da segunda volta ao passar Paludo na saída da curva 1.
Na classe GT3, Sylvio de Barros largou bem e liderou as primeiras voltas, além de ocupar o oitavo lugar na classificação geral. O segundo e terceiro na classe eram Adalberto Baptista e Rodrigo Mello, em 11º e 12º no geral.
Faltando 16 minutos para o fim, Mello tentou passar Baptista na Curva da Mata, mas subiu na zebra e rodou. Logo depois, Adalberto também foi superado por Maurizio Billi e Dominique Theysseyre.
Fazendo a melhor volta, Coletta começou a abrir de Müller, que por sua vez passou a receber os ataques de Baptista. Mais atrás, Neugebauer não conseguia acompanhar os dois e ainda era pressionado por Paludo. A dez minutos do fim, a pressão surtiu efeito, e Werner alargou demais a trajetória no miolo, permitindo ao adversário a ultrapassagem.
Nos minutos finais, Müller conseguiu se livrar de Vitor Baptista e tentou diminuir a diferença para o líder, mas Coletta conseguiu controlar a vantagem sobre os adversários e conquistar a primeira vitória na Porsche Carrera Cup após ser o segundo vencedor do Porsche Junior Program.
Na classe GT3, Sylvio de Barros seguiu soberano e venceu com tranquilidade e ainda chegou bem próximo a Ricardo Baptista e Eloi Khouri, que disputavam o sexto lugar no geral. Maurizio Billi e Adalberto Baptista completaram em segundo e terceiro na classe.
Corrida 2
Com a inversão do grid entre os oito primeiros colocados da prova 1, a segunda corrida começou com Sylvio de Barros na pole position à frente de Eloi Khouri e Ricardo Baptista. Na saída para a volta de apresentação, Werner Neugebauer teve problemas, partiu com atraso e ficou atrás do pelotão. Neugebauer alcançou os demais competidores e reocupou a quarta colocação no grid.
Num começo confuso, Ricardo Baptista assumiu a liderança, Marcel Coletta fez excepcional largada pulando de oitavo para segundo, e Miguel Paludo subiu para terceiro, enquanto Sylvio de Barros caiu de primeiro para quinto. Já Neugebauer teve um contato com Eloi Khouri e abandonou, e o concorrente despencou para nono. Quem também abandonou no começo foi Adalberto Baptista.
Nos primeiros minutos, Sylvio de Barros ainda foi ultrapassado por Pedrinho Aguiar, Marçal Müller, Vitor Baptista e Eloi Khouri. No entanto, o oitavo lugar no geral ainda lhe dava a liderança na classe GT3 à frente de Rodrigo Mello e Maurizio Billi.
Na liderança, Ricardo Baptista passou a segurar um trenzinho com Marcel Coletta, Miguel Paludo e Alceu Feldmann. Atrás deles, um segundo grupo tinha Pedrinho Aguiar, Vitor Baptista, Marçal Müller, Eloi Khouri e Sylvio de Barros. Faltando 13 minutos, Baptista superou Aguiar e subiu para quinto. Na mesma volta, Aguiar ainda teve um contato com Müller e caiu para sétimo.
Na décima volta, Coletta finalmente assumiu a liderança com belíssima ultrapassagem sobre Ricardo Baptista na curva 2. Feldmann aproveitou a disputa e passou tanto Paludo como Baptista para chegar ao segundo lugar. Na confusão, Vitor Baptista se aproveitou para encostar nos ponteiros.
Nos minutos finais, Coletta aumentou com tranquilidade a vantagem sobre Feldmann, que, por sua vez, não era mais atacado por Ricardo Baptista. Este se defendia dos ataques de Paludo e Vitor Baptista. Na GT3, Sylvio de Barros seguia com boa vantagem sobre Rodrigo Mello e Maurizio Billi.
Paludo tentou de todas as formas passar Ricardo, mas teve de se conformar com o quarto lugar. Na frente, Coletta manteve com tranquilidade o primeiro lugar e conquistou sua segunda vitória no sábado, quase quatro segundos à frente de Feldmann, com Ricardo Baptista, Miguel Paludo e Vitor Baptista fechando o pódio. Na GT3, Sylvio de Barros também chegou à segunda vitória no mesmo dia, com Rodrigo Mello, Maurizio Billi, Dominique Teysseyre e Foressi completando o top 5.
Depois da prova, os comissários aplicaram 20s acréscimo de tempo como punição aos carros #20 e #544 por atitudes antidesportivas recíprocas e também a perda de cinco posições no grid para o carro #8 na próxima etapa. Como consequência, Marçal Müller caiu para décimo e Pedro Aguiar para 11º.
O que eles disseram:
“Conseguimos fazer uma boa largada, mudei a estratégia e fui por dentro mas deu certo do mesmo jeito e já consegui ir de oitavo para segundo. Depois tive paciência para passar o Ricardo e em seguida foi só administrar a diferença para o segundo colocado.”
Marcel Coletta
“Foi um fim de semana positivo. Nos treinos estávamos um pouco em dúvida em relação ao acerto, então tivemos de trabalhar bastante para achar um confortável para a classificação. Conseguimos achar uma volta muito boa na classificação e conseguimos um quarto lugar, o que estava bom para começar o fim de semana porque sabíamos que tínhamos um bom ritmo de corrida. Na primeira corrida larguei bem e fui para terceiro e mantive essa posição até o fim. Conseguimos mexer no carro para a segunda, e largamos em sexto pelo grid invertido e infelizmente teve um toque na largada e acabou atrapalhando toda a corrida. Houve uma avaria ali na frente e o restante da corrida ficou comprometido, mas conseguimos o quinto lugar e bons pontos para o campeonato”
Vitor Baptista
“O fim de semana foi incrível, estava precisando. As últimas duas etapas tive problemas com punições, mas agora vieram duas vitórias e vamos ver se consigo brigar por mais vitórias.”
Sylvio de Barros
“Foi um fim de semana bem maluco, a começar pelo helicóptero que quase caiu porque acertou um urubu. A primeira metade do campeonato foi muito difícil. Apesar de eu estar com uma boa distância, teve o acidente, sempre saindo lá de trás e tendo de passar os adversários. Mas o objetivo era chegar à segunda metade em primeiro lugar, e consegui isso com bastante margem e estou muito feliz. Estou animado para a segunda metade, será em pistas que eu tenho mais facilidade, especialmente as duas em Interlagos, e espero lutar com força pelo campeonato. O objetivo é este.”
Rodrigo Mello
“A segunda corrida foi boa. Tive de arriscar mais porque na primeira fui muito cuidadoso e ainda por cima errei. Quando você está com muito cuidado, é fácil errar, e errei e caí para de quinto para décimo. Na segunda bateria fiz totalmente diferente e cheguei em segundo. Falta um primeirinho, mas os garotos estão voando, e vamos tentar acompanhar”
Alceu Feldmann
“Foi bem disputada. Consegui passar de terceiro para primeiro na largada, mas o Marcel Coletta chegou em mim e estava mais rápido. Tentei segurá-lo, segurei por um pouco mais de metade da prova. Depois ele me passou na saída da curva 1, parecia até que ele iria abrir mais, mas fui na sujeira e caí para terceiro e fiquei brigando com o Miguel até o fim da corrida. Trabalhei bastante mas foi muito divertido. Corrida superlimpa dos pilotos, todos estão de parabéns.”
Ricardo Baptista
Resultados Carrera Cup 4.0
Corrida 1
- Marcel Coletta 27:01.729
- Marçal Müller +2.231
- Vitor Baptista +2.826
- Miguel Paludo +4.175
- Werner Neugebauer +6.808
- Ricardo Baptista +13.591
- Eloi Khouri +13.863
- Sylvio de Barros * +19.547
- Pedro Aguiar +23.033
- Alceu Feldmann +23.071
- Maurizio Billi * +35.481
- Adalberto Baptista * +50.127
- Rodrigo Mello * +1:01.793
- Dominique Teysseyre * +1:02.576
- Foressi * +1:30.065
*GT3 Cup
Corrida 2
- Marcel Coletta 27:19.614
- Alceu Feldmann +3.659
- Ricardo Baptista +5.621
- Miguel Paludo +5.850
- Vitor Baptista +6.486
- Eloi Khouri +8.207
- Sylvio de Barros * +12.973
- Rodrigo Mello * +14.751
- Maurizio Billi * +17.129
- Marçal Müller +26.761
- Pedro Aguiar +27.830
- Dominique Teysseyre * +32.932
- Foressi * +34.041
- Werner Neugebauer +18 voltas
- Adalberto Baptista * +18 voltas
*GT3 Cup