De ponta a ponta, Marçal Muller domina primeira corrida da Challenge
A chuva apareceu na parte final, mas nem o mau tempo impediu Marçal Muller de predominar em Curitiba. Ele venceu de ponta a ponta a corrida da Challenge na etapa de abertura da temporada 2017 da Porsche Império GT3 Cup, neste sábado, em Curitiba.
Com os carros equipados com os novos pneus slick fornecidos pela Michelin, a prova teve intervenções do safety-car e, com a chuva apertando no fim, houve até uma ultrapassagem por fora na curva final: Rodrigo Mello deixou Eloi Khouri para trás pelo segundo lugar a metros da bandeirada.
Muller segurou a dianteira saindo da pole, com Rodrigo Mello em segundo e Eloi Khouri em terceiro. Ronaldo Kastropil foi o destaque da primeira volta, conquistando três posições e assumindo o quarto lugar. Marcus Vario completou o top 5.
Marco Billi colocou um pneu na grama na curva da vitória e acabou rodando na reta, o que provocou a entrada do safety-car.
A corrida relargou na volta 7, com o top 5 inalterado. Na passagem seguinte, Eloi pressionou Mello na entrada do S de baixa. Não conseguiu a manobra e deu margem para Vario atacar. Então começou uma leve garoa, aumentando o grau de desafio para os pilotos.
A cinco minutos do fim, os quatro primeiros vinham dentro do mesmo segundo. Eloi tracionou por dentro na curva da vitória e ficou com a preferência no fim da reta, assumindo a vice-liderança. Vario tentou aproveitar, mas o carro #29 não permitiu a ultrapassagem. O ítalo-panamenho insistiu tanto que acabou escapando da pista, perdendo o quarto lugar para Ronaldo Kastropil.
A briga pela vitória se arrastou até a volta final. Eloi grudou em Marçal, mas não passou. Na curva da vitória, Mello tracionou melhor por fora e recuperou o segundo lugar, concretizando a ultrapassagem a metros da bandeirada. Kastropil e Vario completaram o pódio.
Depoimentos dos pilotos
Marçal Muller, líder da Challenge
Está sendo um aprendizado contínuo. Nunca tinha andado na chuva e conseguimos a pole ontem. Hoje largamos de slick e começou a chover na metade, o que deixou o carro muito dianteiro. Mas felizmente deu para administrar até o fim.
Rodrigo Mello, segundo colocado da Challenge
Foi um segundo com gosto de vitória. Estava um pouco frustrado porque tinha perdido a posição numa manobra do Eloi que começou na curva da vitória. Quando surgiu a oportunidade resolvi mergulhar, a zebra foi chegando e eu acreditei. Foi sensacional.