Yokohama fornecerá 600 pneus por etapa do Porsche GT3 Cup Challenge em 2013
Seiscentos pneus a cada final de semana de corridas em 2013. A Yokohama, uma das primeiras empresas a acreditar no potencial do Porsche GT3 Cup Challenge, está na categoria desde 2005, sempre aproveitando a experiência das pistas para testar e desenvolver novos produtos. Em nove anos de parceria, a dobradinha Yokohama-Porsche GT3 Cup Challenge colheu diversas vitórias. Não apenas nas pistas, mas também em termos de imagem.
“Trata-se de uma grande marca de pneus associada a uma grande marca de automóveis. A associação é benéfica para ambas”, define Arison Souza, diretor de marketing da SCI Pneus/Yokohama. “O público atribui à Yokohama o mesmo nível de qualidade da Porsche.” Segundo Arison, o prestígio do Porsche GT3 Cup Challenge junto à matriz da Yokohama aumentou ainda mais com o reconhecimento da série brasileira como Internacional pela FIA (Federação Internacional do Automóvel). “A Yokohama mundial se sentiu extremamente honrada por ter participado do processo que levou à internacionalização”, assegura. Atualmente, a Yokohama é fornecedora oficial de campeonatos como o WTCC (Campeonato Mundial de Carros de Turismo), IRC (International Rally Championship) e Japonês de Fórmula 3. Nos Estados Unidos, a empresa é patrocinadora máster do Porsche IMSA GT3 Cup Challenge. “A nossa participação no Porsche GT3 Cup Challenge foi benchmark para a Yokohama dos Estados Unidos entrar na Porsche Cup de lá.”
Cada etapa do Porsche GT3 Cup Challenge demanda a disponibilização de cerca de 600 pneus, sendo 400 slicks (modelo Advan A005) e 200 para pista molhada (Advan A006). No final do ano passado, a Yokohama passou a fornecer pneus com um novo composto, mais macio, e com medidas ligeiramente maiores (250/640 R18 na dianteira e 300/680 R18 na traseira), que já estão sendo usados em 2013.
O novo composto permite maior aderência e tem menor desgaste (por dissipar o calor mais rapidamente), ao mesmo tempo em que permite andar mais rápido por ter uma menor resistência ao rolamento. “Por ser mais macia, a borracha adere às menores reentrâncias do piso. Vem daí a maior aderência”, explica Pedro Abreu, diretor da Yokohama. “Os carros do Porsche GT3 Cup Challenge evoluem e os pneus seguem o mesmo rumo. Uma das qualidades dos pneus da Yokohama é a constância: eles permanecem em condições de andar rápido durante toda a corrida.” A categoria brasileira serviu também como plataforma promocional do uso de óleo de casca de laranja na composição dos pneus, uma tecnologia exclusiva da Yokohama.
Arison ressalta que a parceria entre a Yokohama e a Porsche GT3 Cup Challenge vai muito além de uma associação contratual. “É muito difícil ter no mundo automotivo um relacionamento tão próximo e de cooperação tão intensa quanto o existente entre nós”, explica. “Há um envolvimento pessoal dos donos da SCI Pneus, representante da Yokohama no Brasil, com a categoria. Todos participam ativamente, atentos aos detalhes, prestigiando a e atuando inclusive no aspecto operacional para que tudo aconteça da melhor maneira durante os eventos”, finaliza o executivo.
A etapa de abertura do Porsche GT3 Cup Challenge acontecerá neste final de semana no Autódromo Internacional do Algarve, em Portugal. A programação é a seguinte (horários de Portugal, quatro horas a mais que o horário de Brasília):
Sexta-feira, 5 de abril
09:30 às 10:15 – treino oficial 1, Porsche Challenge
10:45 às 11:30 – treino oficial 1, Porsche Cup
13:45 às 14:30 – treino oficial 2, Porsche Challenge
15:00 às 15:45 – treino oficial 2, Porsche Cup
16:15 às 16:50 – treino classificatório, Porsche Challenge
17:20 às 17:55 – Treino Classificatório, Porsche Cup
Sábado, 6 de abril
10:15 – largada Porsche Challenge, Prova 1
11:45 – largada Porsche Cup, Prova 1
14:15 – largada Porsche Challenge, Prova 2
15:45 – largada Porsche Cup, Prova 2