Equipe brasileira Dener Motorsport se prepara para a “batalha de Daytona”
A equipe brasileira Dener Motorsport participa nesta quinta-feira (24 de janeiro) do primeiro dia de programação oficial da 24 Horas de Daytona, nos Estados Unidos. Os Porsches 911 GT3 Cup irão à pista para uma sessão de treinos livres de meia hora de duração, que antecederá o treino classificatório para a corrida. Em seguida, acontecerão mais duas horas de treinos livres. A largada acontecerá no sábado (26) às 18:30 (horário de Brasília).
Preparados pela Dener Motorsport, os Porsches 911 GT3 Cup serão tripulados por Clemente Lunardi/Constantino Júnior/Marcel Visconde/Nonô Figueiredo/Ricardo Maurício (carro 20) e Felipe Giaffone/Nonô Figueiredo/Ricardo Maurício/Rubens Barrichello/Tony Kanaan (carro 21). Selecionados entre os carros participantes da categoria Cup do Porsche GT3 Cup Challenge Brasil, os Porsches receberam uma série de alterações para se adequar às regras do Grand Am Series, campeonato do qual a 24 Horas de Daytona faz parte.
O regulamento técnico da categoria GT passou por alterações significativas em 2013, com o intuito de promover um maior equilíbrio entre os diversos modelos participantes. Na “24 Horas” de 2012, os Porsche 911 GT3 Cup terminaram nos três primeiros lugares. Dessa maneira, em 2013 os modelos da Porsche usarão tanques de combustível com 66 litros. Entre os concorrentes mais fortes, a Ferrari 458 poderá usar 70 litros e o Audi R8, 74 litros. Cada marca terá, por regulamento, diâmetros exclusivos na tubulação de abastecimento dos tanques.
Por ser mais estreito que seus concorrentes, o Porsche (1.905 mm) tende a alcançar maiores velocidades nas retas, se comparado à Ferrari 458 (2.028 mm) e ao Audi R8 (2.000 mm). Esta vantagem teórica será parcialmente anulada pelo fato de a equalização ter liberado 200 rpm a mais de regime máximo do motor para a Ferrari e 300 rpm a mais para o Audi. Na prática, isso significa uma potência extra de 10 a 15 cv para os concorrentes da Porsche.
Para Nonô Figueiredo, um dos pilotos que estão inscritos nos dois carros da Dener Motorsport (o outro é Ricardo Maurício), a 24 Horas de Daytona representará “um desafio interessante”, devido à necessidade de gerenciar o tráfego na pista. O traçado usado na 24 Horas une o anel oval a uma seção mista, num total de 6,13 km de extensão. Estão inscritos 58 carros, sendo 16 da categoria Daytona Protótipos, 36 da GT (18 deles são Porsche 911 GT3) e 6 da nova categoria GX, criada para abrigar modelos com novas tecnologias e combustíveis. Nesta última, a Porsche está sendo representada por três modelos Cayman.
A programação completa da 24 Horas de Daytona é esta (com horários do Brasil, três horas à frente do horário do estado da Flórida):
Quinta-feira, 24 de janeiro
16:15 às 16:45 – Treino livre (categorias GT e Protótipo)
18:40 às 18:55 – Treino Classificatório (Protótipo)
19:10 às 19:25 – Treino Classificatório (GT)
21:00 às 23:00 – Treino livre (GT e Protótipo)
Sexta-feira, 25 de janeiro
13:30 às 14:30 – Treino livre
Sábado, 26 de janeiro
18:30 – Largada, 51ª edição da 24 Horas de Daytona
Domingo, 27 de janeiro
18:30 – Chegada, 24 Horas de Daytona