Enzo Elias vence a primeira da Carrera Cup 3.8 em Curitiba, enquanto Fran Lara arrebata vitória na GT3 Cup 3.8

A primeira prova da 3.8 foi marcada por duas intervenções do safety-car, com algumas trocas de liderança, até que Enzo Elias despontou no trecho final da prova. Fran Lara, com o carro #3 de layout alusivo à primeira vitória da Dener Motorsport nas Mil Milhas, levantou a primeira de suas duas vitórias do dia na GT3 Cup.

Felipe Baptista largou bem e segurou a primeira posição enquanto Matheus Iorio se defendeu dos ataques de Raphael Reis. No fim do pelotão, uma colisão múltipla na freada para a chicane envolveu Ramon Alcaraz, Nelson Monteiro, Paulo Totaro e Sang Ho Kim. Os quatro abandonaram, e o safety car entrou na pista.

Na relargada, faltando 21 minutos para a bandeirada, Iorio tentou passar Baptista na freada do fim da reta dos boxes mas passou direto pela chicane. Na GT3, Chico Horta era o líder, seguido por Fran Lara e Marco Billi.

Enquanto Baptista e Iorio começaram a abrir, a disputa pelo terceiro lugar era muito acirrada entre Raphael Reis, Enzo Elias e Gustavo Kiryla.

Faltando 17 minutos, Fran Lara fez a ultrapassagem sobre Chico Horta na entrada do “S” de alta. Metros depois, Horta rodou e perdeu quatro posições no geral e três na classe GT3.

A 13 minutos da bandeirada, Elias passou Reis na freada da chicane. Depois de passar reto, Raphael voltou ao traçado e foi atacado por Kiryla no fim da reta oposta. Os carros se tocaram e foram parar na caixa de brita, provocando a segunda intervenção do safety car. Reis acabou excluído da prova.

Na relargada, faltando nove minutos, Iorio assumiu a ponta em cima de Baptista, mas acabou saindo da pista na curva do Pinheirinho e não só perdeu o primeiro lugar, como caiu para terceiro, atrás de Elias. Mais atrás, Lara e Marcelo Tomasoni disputavam o quarto lugar.

A menos de três minutos do fim, Enzo Elias retardou a freada para superar Baptista e assumir a liderança. O carro de Felipe balançou na chicane, e ele perdeu impulso para a reta oposta. Com isso, acabou também ultrapassado por Iorio. Baptista ainda tentou o troco no miolo mas levou o X.

Elias segurou a ponta até o fim e chegou à frente de Iorio, Baptista e Lara, que foi o quarto na classificação geral e o vencedor na GT3, com Billi e Urnhani fechando o top 3 na classe.

O que disse o vencedor:

“Ontem tivemos um problema leve, mas que acabou prejudicando no classificatório. Em quarto, largamos por fora, uma posição complicada na freada para a chicane mas tínhamos muita velocidade, ultrapassamos na hora certa e conseguimos vencer a primeira corrida”

Enzo Elias

Resultados:

Carrera Cup 3.8 – Prova 1
1. Enzo Elias, 18 voltas em 27min17s235
2. Matheus Iorio, a 1s425
3. Felipe Baptista, a 1s719
4. Fran Lara, a 12s722
5. Marcelo Tomasoni, a 14s173
6. Marco Billi, a 14s546
7. Cesar Urnhani, a 20s255
8. Chico Horta, a 21s339
9. Urubatan Junior, a 21s408
10. Nelsinho Marc, a 32s241
11. Andre Gaidzinski, a 32s587
12. Ayman Darwich, a 46s920
13. Leonardo Sanchez, a 1 volta
14. Gustavo Kiryla, a 11 voltas
15. Eduardo Menossi, a 17 voltas
16. Nelson Monteiro, a 18 voltas
17. Paulo Totaro, a 18 voltas
18. Ramon Alcaraz, a 18 voltas
19. SangHo Kim, a 18 voltas
DQ. Raphael Reis, desclassificado por atitude anti-desportiva

PARCEIROS