Imagine poder acelerar o carro de corrida mais produzido no planeta, além de contar com uma premiação de até 70% de bolsa para disputar um dos principais campeonatos de automobilismo do Brasil. O sonho de alguns jovens pilotos será realizado neste ano, com o programa de formação de novos talentos da Porsche Império GT3 Cup.

Competidores de 16 a 24 anos já podem ser inscrever no Porsche Junior Program Brasil, que vai acontecer entre 19 e 22 de fevereiro. Serão diversas etapas dentro de um processo seletivo para a definição dos três Porsche Juniors Drivers Brasil. Quem tiver o melhor resultado vai contar com o subsídio de 70% do valor do campeonato para disputar a temporada neste ano. O segundo e o terceiro melhores avaliados também contarão com um aporte de 40% e 30% respectivamente para participar da competição. Além disso, ambos os pilotos terão a possibilidade de estar no Porsche Junior Programme mundial da montadora alemã.

Porsche Império GT3 Cup dá bolsa de até 70% para jovens pilotos

Imagine poder acelerar o carro de corrida mais produzido no planeta, além de contar com uma premiação de até 70% para disputar um dos principais campeonatos de automobilismo do Brasil.

O sonho de alguns jovens pilotos será realizado neste ano, com o programa de formação de novos talentos da Porsche Império GT3 Cup.

Competidores de 16 a 24 anos já podem ser inscrever no Porsche Junior Program Brasil, que vai acontecer entre 19 e 22 de fevereiro. Serão diversas etapas dentro de um processo seletivo para a definição dos três Porsche Juniors Drivers Brasil. Quem tiver o melhor resultado vai contar com o subsídio de 70% para disputar a temporada deste ano. O segundo e o terceiro melhores avaliados também contarão com um aporte de 40% e 30% respectivamente para participar da competição. Além disso, ambos os pilotos terão a possibilidade de estar no Porsche Junior Programme mundial da montadora alemã.

A primeira fase do programa começa agora. Os candidatos que se enquadrarem nos critérios de elegibilidade deverão fazer o download da ficha de inscrição, preencher, assinar e enviar por e-mail para o contato contido na ficha. Os pilotos terão seus currículos analisados por uma banca especializada, seguindo rigorosamente os critérios do programa global de desenvolvimento de talentos da Porsche desde seu lançamento em 1997.

Após essa fase, doze competidores serão selecionados para um período de atividades comandadas pela categoria, sempre com suporte dos alemães idealizadores do programa global.

Serão quatro dias intensos, com monitoramento sobre pilotagem, treinamentos físicos e psicológicos e um trabalho de como se portar durante entrevistas e eventos. Isso sem contar, logicamente, as atividades dentro da pista e o trabalho com os mecânicos para o acerto do carro e o desenvolvimento do conhecimento técnico nos feedbacks e análises de gráficos com o estafe de engenharia.

Após essa série de avaliações, três pilotos serão selecionados e receberão subsídios para disputar a temporada de 2018 da Porsche Império GT3 Cup. Os vencedores não serão necessariamente os mais rápidos, mas aqueles considerados mais aptos a desenvolver uma carreira profissional como pilotos oficiais de fábrica da Porsche.

Esse é o maior programa para a formação de pilotos já desenvolvido no Brasil. A iniciativa segue os moldes do Porsche Junior Programme realizado anualmente pela montadora alemã na Europa. Em 2017, Rodrigo Baptista (campeão da temporada de Sprint, da classe Cup, da Porsche Império GT3 Cup) participou da seletiva global.

Vale lembrar que diversos pilotos reconhecidos internacionalmente já passaram pelo programa global de formação da montadora alemã: o alemão Timo Bernhard (duas vezes vencedor das 24 Horas de Le Mans e bicampeão do Mundial de Endurance – WEC – em 2017), o dinamarquês Michael Christensen, o neozelandês Earl Bamber (duas vezes vencedor das 24 horas de Le Mans e campeão do WEC).

Atualmente fazem parte do Junior Programme mundial da Porsche o francês Julien Andlauer e o austríaco Thomas Preining. Todos os integrantes dos programas de 2016 e 2017, o norueguês Dennis Olsen, o australiano Matt Campbell, o italiano Matteo Cairoli e o francês Mathieu Jaminet, foram contratados pela montadora alemã como pilotos de fábrica e disputam diversos campeonatos ao redor do mundo defendendo a marca Porsche.

Conceito

Pioneiro programa de desenvolvimento de talentos voltado aos carros Gran Turismo que, por meio de rigoroso processo seletivo em múltiplas fases, premiará três pilotos brasileiros de 16 a 24 anos com subsídio de 70% dos custos da temporada 2018 da Porsche Império GT3 Cup.

Missão

Franquear aos jovens pilotos brasileiros uma carreira profissional em carros de Gran Turismo e a possibilidade de um vínculo com a Porsche como piloto de fábrica da marca.

Visão

Reforçar os atributos da Porsche Império GT3 Cup como categoria profissional no cenário sul-americano e abrir uma nova rota para jovens pilotos brasileiros provarem seu valor no palco global.

Benchmark

Porsche Junior Programme global, lançado em 1997 na Alemanha, e que desde então revelou nomes como Timo Bernhard e Earl Bamber, ambos vencedores das 24 Horas de Le Mans e pilotos de fábrica da marca até hoje.

PARCEIROS