trabalhe conosco Área do Piloto Garanta Seu Ingresso

Porsche Império Endurance Series: Hellmeister e Luca vencem os 300 km do Estoril na classe 4.0, com Leo Sanchez e Átila Abreu triunfando na 3.8

Campeonato de longa duração começou em grande estilo em Portugal, com jogo de estratégia do início ao fim da prova e ultrapassagem pela vitória a três voltas da bandeirada

A Porsche Império Endurance Series começou em grande estilo no Estoril. Ao término das 72 voltas a vitória ficou com a tripulação do carro #31, liderada pelo primeiro campeão de endurance da história do campeonato de corridas de longa duração com os carros de corrida mais produzidos no planeta: Alan Hellmeister.

Foi a primeira corrida de Hellmeister desde um sério acidente sofrido em Monza no ano passado.

Na classe 3.8 a dupla Leo Sanchez e Átila Abreu assumiu a liderança a três voltas da bandeirada e conquistou sua primeira vitória. Foi a primeira participação de Átila numa corrida da Porsche Império Cup e também o primeiro pódio de Sanchez na categoria.

A corrida foi marcada por diversas possibilidades de estratégia, o que apimentou a disputa do início ao fim. Antes da trigésima volta foram três intervenções do safety-car e depois a prova teve 50 voltas de bandeira verde.

Prevaleceram os carros que apostaram na estratégia de fazer os pit-stops obrigatórios no início, quando a corrida foi mais picotada por bandeiras amarelas.

O segundo lugar no geral ficou com a dupla Pedro Aguiar e Guilherme Salas, com o carro #7, de Miguel Paludo e Beto Gresse em terceiro. Nelsinho Piquet/Daniel Schneider e Rodolfo Toni/Danilo Dirani completaram o pódio.

Na 3.8 a dupla Paulo Totaro/Renan Guerra recebeu a bandeirada em segundo lugar. Os pilotos do carro #45 tiveram grande estratégia e provavelmente teriam vencido se não fosse por um drive thru cumprido durante a corrida. Em terceiro lugar na classe veio o carro #99, de Zeca Feffer e Cesar Ramos. Completaram o pódio Chico Horta/William Freire e Cesar Urnhani/Nelsinho Marcondes -estes triunfaram também na classe Sport.

Tanto na 4.0 quanto na 3.8, os vencedores na geral foram também os vencedores na classe GT3 Cup. Já a vitória na 4.0 Sport ficou com a dupla portuguesa Neto e Costa.

A próxima jornada da Porsche Império Carrera Cup é de sprint, marcada para 21 de setembro em Interlagos. O campeonato de Endurance retorna no dia 26 de outubro, em Goiânia.

O que eles disseram:

“É muito emocionante. Eu não imaginava que conseguiria voltar. Obviamente nós sempre queremos ganhando, fizemos um trabalho muito forte. Tive uma grande equipe atrás de mim, desde familiares, fisioterapeutas e o Dener. Ele foi a primeira pessoa que falou comigo e me disse que, caso eu voltasse a correr, seria na Porsche. Eu voltei e estou muito feliz”.

Alan Hellmeister

 

“Tudo o que venho aprendendo e evoluindo é graças ao Átila, que é um grande professor, e dedico essa vitória a ele e à minha esposa, meus filhos. Mas essa evolução é graças ao Átila. Que seja a primeira vitória de várias.”

Léo Sanches

 

“Estou muito feliz, minha primeira vitória depois do acidente, ainda mais com o meu parceiro Léo, com a vitória na estreia da parceria. Minha primeira corrida de Porsche, entendi a dinâmica da prova e fiz as estratégias junto com a equipe e sem saber se estava certo ou não, mas pelo resultado estava tudo certo. Queria agradecer a todos e parabenizar o Léo teve uma grande evolução e baixou cerca de três segundos da tomada para a corrida.”

Átila Abreu

 

“Foi uma prova muito boa, ficamos em segundo no geral e em primeiro na categoria. Fizemos uma estratégia diferente, entramos no box com o safety car na pista e alongamos o stint no final. Foi um resultado muito bom.”

Pedro Aguiar

 

“Foi uma corrida muito legal. É o segundo ano do Pedro como piloto e isso é um desafio extra para gente. Ele pilotou muito bem e isso foi o nosso diferencial. A estratégia foi fundamental, nosso carro era muito rápido, tinha ótimo ritmo de corrida. Quero agradecer aos mecânicos e galera que torceu por nós.”

Guilherme Salas

 

“Quero agradecer a equipe, ao Pablo, Felipe, Petroni e ao Betinho pelo trabalho. Nós não fazemos nada sozinho. Foi uma corrida muito difícil. Nós tínhamos muitos cenários e não sabíamos se o safety car iria demorar ou não. Nos classificamos em segundo e chegamos em terceiro. É um bom começo para o Endurance e para o Overal que é o nosso foco. Quero dedicar esse pódio ao Rick Brandt, meu patrocinador, que está com o pai no hospital e teve uma semana bem difícil.”

Miguel Paludo

 

“É um pouco frustrante, depois de ter um carro tão rápido. Esperávamos ganhar, mas paciência. A estratégia acabou não sendo perfeita ficamos boa parte da corrida em segundo, mas o pessoal que ficou na pista acabou se dando bem. Espero ter a mesma velocidade no Brasil. Pro campeonato foi bom, mas saio com um gosto frustrante depois de estar tão rápido nos treinos, tomada e na corrida.”

Nelsinho Piquet

 

“Quando começu entrar muito safety na corrida, eu imaginei que seria uma constante na corrida. Só que nas últmas voltas não entrou nenhum. Nós ganhamos uma volta pelo menos parando durante o safety. A nossa briga seria para terminar em quarto e jogamos para vencer a corrida. Fiz a volta mais rápida da corrida, um stint rápido, mas faltou um safety car. Tentamos uma tática diferente, mas não deu certo. Paramos duas vezes em badeira verde e isso foi determinante para o resultado.”

Cacá Bueno

 

“Foi uma briga de estratégia na verdade. Nós optamos por não parar no segundo safety car, quando a maioria parou. Faltou um pouco de combustível no meu stint e por isso o Totaro fez umas voltas a mais. Mas o segundo lugar está ótimo, foi bem legal. Estamos no começo do campeonato, é um resultado que nos da bastante animo.

Renan Guerra

 

“Foi bacana. Tínhamos um bom ritmo e acabamos arriscando na estratégia e não deu certo. Uma das paradas não foi boa, fiz um stint bem longo no final. O ritmo era legal, savamos um quarto lugar na categoria e um sétimo no geral. Terminar com um podia nesse fim de semana foi muito legal, depois de tudo que aconteceu. Ver o Alan vencer de novo é muito bom. Estou feliz por tudo que aconteceu.”

Dennis Dirani

 

Campeonatos

4.0 Carrera
1. Alan Hellmeister, 68 pontos
1. Luca Seripieri, 68
3. Pedro Aguiar, 61
3. Guilherme Salas, 61
5. Miguel Paludo, 55
5. Beto Gresse, 55
7. Daniel Schneider, 50
7. Nelson Piquet Jr., 50
9. Rodolfo Toni, 45
9. Danilo Dirani, 45
11. Adalberto Baptista, 40
11. Bruno Baptista, 40
13. Carlos Ambrósio, 36
13. Dennis Dirani, 36
15. Eduardo Azevedo, 33
15. Ricardo Maurício, 33
17. Sylvio de Barros, 29
17. Cacá Bueno, 29
19. Werner Neugebauer, 26
19. Ricardo Zonta, 26
21. Ricardo Baptista, 24
21. Lucas di Grassi, 24
23. Marcel Coletta, 22
23. Gil Farah, 22
25. Carlos Renaux, 20
25. Sérgio Jimenez, 20
27. Neto, 18
27. Costa, 18
29. Enzo Elias, 16
29. Marcelo Franco, 16
30. Tom Filho, 14
30. Rodrigo Mello, 14

4.0 GT3
1. Alan Hellmeister, 72 pontos
1. Luca Seripieri, 72
3. Rodolfo Toni, 60
3. Danilo Dirani, 60
5. Adalberto Baptista, 48
5. Bruno Baptista, 48
7. Carlos Ambrósio, 42
7. Dennis Dirani, 42
9. Sylvio de Barros, 36
9. Cacá Bueno, 36
11. Marcel Coletta, 30
11. Gil Farah, 30
13. Carlos Renaux, 24
13. Sérgio Jimenez, 24
15. Neto, 18
15. Costa, 18
17. Enzo Elias, 12
17. Marcelo Franco, 12
19. Tom Filho, 6
19. Rodrigo Mello, 6

4.0 Sport
1. Neto, 72 pontos
1. Costa, 72
3. Tom Filho, 60
3. Rodrigo Mello, 60

3.8 Carrera
1. Leonardo Sanchez, 68 pontos
1. Átila Abreu, 68
3. Paulo Totaro, 61
3. Renan Guerra, 61
5. Zeca Feffer, 55
5. César Ramos, 55
7. Chico Horta, 50
7. William Freire, 50
9. Cesar Urnhani, 45
9. Nelsinho Marcondes, 45
11. Ramon Alcaraz, 40
11. Marcio Mauro, 40
13. Pedro Marreiros, 36
13. Paulo Pinheiro, 36
15. Marcelo Tomasoni, 33
15. Felipe Baptista, 33
17. Eduardo Menossi, 29
17. Pedro Costa, 29
19. Marco Billi, 26
19. Maurizio Billi, 26
21. Fran Lara, 24
21. Nonô Figueiredo, 24
23. Nelson Monteiro, 22
23. Matheus Iorio, 22
25. Sang Ho Kim, 0
25. Georgios Frangulis, 0

3.8 GT3
1. Leonardo Sanchez, 72 pontos
1. Átila Abreu, 72
3. Paulo Totaro, 60
3. Renan Guerra, 60
5. Zeca Feffer, 48
5. César Ramos, 48
7. Chico Horta, 42
7. William Freire, 42
9. Cesar Urnhani, 36
9. Nelsinho Marcondes, 36
11. Ramon Alcaraz, 30
11. Márcio Mauro, 30
13. Pedro Marreiros, 24
13. Paulo Pinheiro, 24
15. Eduardo Menossi, 18
15. Pedro Costa, 18
17. Maurizio Billi, 12
17. Marco Billi, 12
19. Fran Lara, 6
19. Nonô Figueiredo, 6

3.8 Sport
1. Cesar Urnhani, 72 pontos
1. Nelson Marcondes, 72
3. Ramon Alcaraz, 60
3. Márcio Mauro, 60
5. Eduardo Menossi, 48
5. Pedro Costa, 48
7. Marco Billi, 42
7. Maurizio Billi, 42
9. Sang Ho Kim, 0
9. Georgios Frangulis, 0

PARCEIROS